Hoje em dia é um dos mais visitados, aberto o ano todo , recebe a visita de milhares de pessoas . Se para qualquer pessoa as enormes paredes de granito chamam a atenção para um escalador são irresistíveis.
As escaladas só começaram seriamente no vale em 1930, inspirada por um pequeno grupo que havia visitado a Europa e conhecido a escalada.
As escaladas só começaram seriamente no vale em 1930, inspirada por um pequeno grupo que havia visitado a Europa e conhecido a escalada.
Alguns nomes ficaram na historia da época de ouro da escalada no vale, John Salathé escalou a primeira grande parede ,a Lost Arrow , gastaram cinco dias para completar a escalada, com apenas meio litro de água cada por dia e uma fieira reduzida de 18 pitons variados e 18 grampos de expansão. Esta ascensão abriu o enorme potencial de escalada de grandes paredes no Vale.
Outro personagem foi Royal Robbins , aos 16 anos de idade conheceu a escalada, largou os estudos e passou a se dedicar ao esporte com o qual sentia maior afinidade. Desde cedo se preocupou com a ética e o estilo da escalada, hábil escalador livre , para ele a aventura tinha de ser parte essencial da escalada.
Warren Harding foi outro a dominar o cenário de Yosemite. Personalidade forte e caráter despojado, deixou sua marca com muitas primeiras ascensões, não era um experto em escalada livre mas desenvolveu muitas técnicas de artificial.
Muitos outros escaladores deixaram suas contribuições como : Chuck Pratt, Tom Frost, Jim Bridwell e Ray Jardine o inventor do friend que veio para revolucionar a escalada.
Atualmente escaladores do mundo todo visitam o Parque . Do bolder ao big wall as opções são muitas, fendas de todos os tipos e tamanhos e muitas chaminés e off width , esteja atento para os slot e squeeze.No alto da temporada entre agosto e setembro o Parque fica super lotado , é difícil conseguir vagas no camping e muitas vias de três estrelas ficam bem concorridas .
O Campo 4 é o camping oficial dos escaladores , com capacidade para mais de 200 pessoas ,conta com banheiros, uma torneira para pegar água e lavar louças, bastante concorrida e caixas a prova de urso onde deve ser armazenada toda a comida a salvo dos atrevidos esquilos e ursos comilões.
Acredita-se que hoje existam mais ursos que no tempo dos índios , estes os caçavam por sua pele e pelo perigo que representavam, hoje eles são protegidos e indiretamente alimentados, aprenderam a arrombar carros para saquear comida, com suas potentes unhas dobram a porta para baixo estourando o vidro , pulam para dentro e fazem a festa, são capazes de abrir um vidro de geleia sem quebrar além de outras pilantragems mais. Quem sabe um dia comecem com os toca fitas...
Leia mais aqui: Alto Estilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário