terça-feira, 22 de abril de 2008

Exército confisca equipamento de Raineri


Nepal proibiu a subida de aparato eletrônico além do campo base do Monte Everest


Os brasileiros Eduardo Keppke, Rodrigo Raineri e José Fernando chegaram neste sábado ao campo base do Monte Everest, que fica a uma altitude de 5.300m acima do mar e ficaram satisfeitos com a estrutura que encontraram. O único problema ficou por conta do exército nepalês, que confiscou todos os equipamentos eletrônicos da expedição.

Para evitar que eventuais manifestações contra a China e em prol da independência do Tibet sejam transmitidas durante a passagem da tocha pelo Monte Everest, o exército está armazenando todo aparato eletrônico em uma barraca, e só devolver os aparelhos depois de 10 de maio.

- É possível que até eles liberarem os equipamentos não consigamos mandar notícias. Se não nos comunicarmos é porque está tudo bem. Caso haja alguma emergência os militares devem liberar a comunicação para um eventual pedido de resgate – afirma Raineri.

Na sexta, os brasileiros escalaram o Kala Patar, uma montanha de 5.500 metros.

Estava muito frio, mas valeu a pena, pois estamos confirmando nossas boas condições físicas e pudemos apreciar um pôr-do-sol maravilhoso. O Everest e o Nuptse ficaram amarelados no fim da tarde. Um espetáculo muito lindo e que compensou todo o frio que passamos – diz Raineri.

Rodrigo Raineri e Eduardo Keppke estão escalando a montanha mais alta do mundo (Monte Everest, 8.850 metros de altitude) pela Face Sul, que fica no Nepal. Rodrigo fará sua investida sem utilizar cilindros de oxigênio suplementar.

Nenhum comentário: