Um acidente fatal ocorreu no último domingo, dia 06 de abril de 2008, na Ana Chata, em São Bento do Sapucaí no estado de São Paulo, próximo à Pedra do Baú, resultando no falecimento da escaladora Chang Wei, de 41 anos de idade. (Atualizado)
De acordo com as informações enviadas por email pela FEMESP (Federação Paulista de Escalada), Chang desprendeu-se de uma proteção fixa durante o rapel na via Peter Pan , vindo a falecer no local, vítima de traumas resultantes da queda.
A tentativa de resgate durou cerca de quatro horas e foi realizada por homens da polícia militar, civil, bombeiros e com apoio dos escaladores Eliseu Frechou, Pardal e Márcio Bruno, que praticamente nada puderam fazer.Segundo a polícia, a escaladora era de Cotia, na Grande São Paulo, e chegou a São Bento do Sapucaí no sábado, junto com um casal de amigos. A escalada começou às 5h de domingo na Pedra Ana Chata, ao lado da Pedra do Baú. A queda ocorreu por volta das 14h.De acordo com a polícia os objetos pessoais da Chang foram encontrados próximos ao corpo e levados para a delegacia da cidade.
Conforme os escaladores locais, o tempo estava chuvoso na hora do acidente, o que pode ter contribuído para o resultado fatal. Segundo os montanhistas, fazia quase uma semana que o tempo se encontrava úmido, tornando tanto a escalada quanto o rapel na região muito mais difícil e perigoso.Apesar de Chang Wei demonstrar experiência no esporte, já tendo escalado em diversos locais e estados brasileiros, este não é o primeiro acidente que a escaladora sofre na região.
Segundo Eliseu Frechou, instrutor e guia de escalada e que mantém na região um refúgio de montanha, no "ano passado ela teve que ser resgatada no Bauzinho..."A inspeção preliminar realizada pelos escaladores nos equipamentos não revelou alguma falha ou rompimento na corda nem no dispositivo de rapel que permaneceu preso à cadeirinha da escaladora. Devido ao avançado da hora, não foi possível inspecionar as proteções fixas na via para verificar se houve falha em alguma delas.
Pelo relato dos escaladores que estavam na parede junto com a Chang, o mais provável é que o rapel tenha sido feito com auxílio de um cordim que se rompeu ou cujo nó de fechamento se abriu.Contudo, as informações divergem. Segundo a polícia, o que resultou na fatalidade foi a corda, que teria arrebentado no momento do rapel. Veja foto.
Porém sabe-se que a corda foi cortada mais tarde, pelas equipes de resgate, para auxiliar no transporte do corpo da escaladora, o que elimina a tese de que tenha arrebentado.Além do mais, o site AltaMontanha.com consultou o escalador paranaense Nativo, proprietário da Marumby Turismo e um dos maiores nomes em segurança na escalada, sobre as possibilidades de uma corda arrebentar. A reposta dada é que "uma corda quando bem utilizada é a prova de falhas".Perguntado sobre alguma idéia do que possa ter causado o acidente, Nativo foi enfático: "É impossível definir o que possa ter acontecido sem uma perícia".Conforme o email recebido da FEMESP, no decorrer da semana, assim que o tempo melhorar, o Eliseu Frechou deverá realizar uma inspeção na via - que foi recentemente regrampeada - para procurar indícios que revelem as circunstâncias do acidente.
O Portal AltaMontanha.com lamenta com pesar estas notícias e deseja condolências aos familiares e amigos da escaladora.
Fonte:AltaMontanha.com

2 comentários:
Linda Peixe
Que os Anjos do ceu te recebam com todo a amor e a luz que voce merece.
Daamiga de sempre
Linda Anjo
Minha amiga,
Jesus vai cuidar de você com muito carinho, você é mais uma luz que foi para iluminar o céu. Descanse em paz.
Sua amiga,
Martinha
Postar um comentário