quarta-feira, 30 de abril de 2008

ESCALADA NOTURNA


Eu tenho sorte de ter como amigo pessoas dispostas a enfrentar novas aventuras e desafios, uma delas é o DuNaDa, parceiro desde meu início.

Como o próprio nome já diz ele me ligou num sábado às 20:00 horas da noite chamando pra fazer uma escalada noturna no Morro do Moreno e por fim dormir no cume do setor boca pra na manhã seguinte ao nascer do sol fazer um rapel pra base e escalar algumas vias, a muito tempo nós já tínhamos essa idéia, chegamos lá às 22:00 horas...eu, Serjão e DuNaDa, com duas coca-cola na mão pra dá aquela hidratada, subimos ate o setor da boca...red lamp na testa era hora de escalar, batendo aquele “vetin no rosto” e um friozin da noite escalamos 3 vias sem problemas e curtimos o visu da grande vitória toda acesa lá no cume, isso já era umas 2:00 horas da madruga, feito força e cansados tava batendo aquela lomba ai o jeito foi se ajeitar num canto e tirar o ronco...já amanhecendo acordo cedo e me deparo com duas “múmias”, o Serjão e DuNaDa, enrolados num lençol largados e com aquela cara “amassada” feito dois mendigos, ai Elpidião liga às 8:00 horas da manhã e fala que não iria escalar com agente no domingo, estávamos esperando que ele fosse pra levar o pão com mortadela e outra coca pro café da manhã, então bateu a fome e a vontade de ir embora, o jeito foi desce o morro e ir na padoca fazer um lanche, a intenção era de ir embora mas depois daquela coca revitalizante voltamos ao Moreno e escalamos mais umas vias agora no setor da barriga...
Pra quem quiser ir curtir uma escalada noturna vai na fé porque é muito bom.

Valeu DuNaDa e Serjão!!!


Blog do Afeto

terça-feira, 29 de abril de 2008

A natureza sempre nos surpreendendo

Como o nome do meu blog já diz, aqui tem "de tudo um pouco", achei esta reportagem muito legal, pois como sempre a natureza nos surpreende.

Quando o homem acha que já viu de tudo, ou sabe tudo, a natureza vem e muda algo, ou mostra realmente o que vemos sempre, a natureza vive em constante mudança, cabe a nós não interferir, e se fizer, tentar da forma menos danosa possível (Se é que isso é possivel)

Livro mostra fotos de orangotango nadando
Especialistas acreditavam que símio era incapaz de pescar ou de nadar.


Um livro de fotografias a ser publicado no início de maio mostra imagens que surpreenderam a comunidade científica: nelas, orangotangos que habitam florestas equatoriais em Bornéu, na Indonésia, são vistos nadando e pescando.


Animais conseguem capturar peixes usando varas (Foto: Jay Ullal/Divulgação)


Até recentemente, especialistas acreditavam que estes símios de braços longos, que compartilham 97% do seu DNA com os humanos, não eram capazes de nadar.
Mas a equipe de naturalistas e um fotógrafo por trás do lançamento capturou imagens dos orangotangos atravessando um rio a nado para colher frutos em uma reserva na ilha de Kaja, na parte sul de Bornéu, que pertence à Indonésia (o resto da ilha de Bornéu é dividido pela Malásia e pelo sultanato de Brunei).



Maioria dos primatas tem muito medo de água (Foto: Jay Ullal/Divulgação)


Os animais também são vistos caçando peixes com varetas antes de comê-los.

O livro Thinkers of the Jungle - the Orangutan Report, de Gerd Schuster, Willie Smits e Jay Ullal, chega às lojas no dia 5 de maio.

Ele também documenta a destruição do habitat natural do orangotango para o cultivo do solo.

O holandês Willie Smits é um dos fundadores da Borneo Orangutan Survival Association, entidade que faz campanha pela proteção da espécie.

Especialistas calculam que a partir de 2010 não haverá mais orangotangos - habitantes das florestas de Bornéu e Sumatra - vivendo livres na natureza.

Fonte:G1.Globo.com

Dean Potter slackline e base jump

Não sei se já viram o que o Dean Potter está aprontando em Moab Desert, Utah:


Montou uma slackline de 60 metros sobre um desfiladeirode aprox. 300 metros de altura e está tentando atravessar. Novidade? Nem tanto, mas ele inovou, se cair, ao invés de ser salvo por um bouldrier com uma solteira presa na slackline (como tradicionalmente se faz em highline) o cara vai sem bouldrier e com um pára-quedas de base jump. Já que é um escalador estremamente aéreo (quem se lembra dos videos das quedas monstro dele na Tumbstone), nada mais natural não é verdade?

Vejam o vídeo:


Slackline basejump par Dean Potter
by slackline-fr

Reportagem no The New York Times

Fonte do post: Carlos Eduardo Diniz para a lista da FEMEMG

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Abrigo do Elefante - Itaipava RJ


A Pedra do Elefante já é um pico de escalada-em-rocha bastante freqüentado pela comunidade escaladora, principalmente na temporada, que vai de abril a novembro, quando todo fim-de-semana há gente praticando a atividade. Fora da temporada, também acontece alguma freqüência, principalmente para as escaladas curtas, boulders e cachoeiras. No abrigo de montanha, oferecemos um ambiente agradável, onde os montanhistas cozinham, descansam, ouvem música e assistem a filmes. Os "abrigados" assinam um livro de registro onde deixam, além de suas impressões sobre o lugar, seus contatos. Os administradores do Abrigo do Elefante enfocam, também, a questão ambiental, através de regulamentos (ética local), reflorestamentos e auxílio aos órgãos responsáveis pela implantação de Unidades de Conservação no lugar. Já dormiram no Abrigo 150 pessoas, apesar de seus 2 anos de existência, a maioria provenientes da cidade do Rio, devido à proximidade, mas também já recebemos mineiros, paulistas, paranaenses e até argentinos.
Ana Alvarenga

Eita que eu não tenho coragem

Pra fechar a sexta feira, resolvi postar esta imagem que eu acho clássica, um abração a todos e bom fim de semana.


Cadê a sapata, a solteira, a cadeirinha, eu que não me arrisco, e depois dizem que nós somos meio doidos em subir montanhas porque é alto.

Fonte da imagem:Desenhos escritos

Yosemite

O vale do Yosemite já era habitado por índios Ahwaneechees quando os primeiros homens brancos botaram os olhos no vale e em sua deslumbrante beleza. Em seguida vieram os fazendeiros e criadores de gado , com a remoção dos Ahwaneechees se instalou um parque nacional, o primeiro nos Estados Unidos criado em 1864.
Hoje em dia é um dos mais visitados, aberto o ano todo , recebe a visita de milhares de pessoas . Se para qualquer pessoa as enormes paredes de granito chamam a atenção para um escalador são irresistíveis.
As escaladas só começaram seriamente no vale em 1930, inspirada por um pequeno grupo que havia visitado a Europa e conhecido a escalada.

Alguns nomes ficaram na historia da época de ouro da escalada no vale, John Salathé escalou a primeira grande parede ,a Lost Arrow , gastaram cinco dias para completar a escalada, com apenas meio litro de água cada por dia e uma fieira reduzida de 18 pitons variados e 18 grampos de expansão. Esta ascensão abriu o enorme potencial de escalada de grandes paredes no Vale.

Outro personagem foi Royal Robbins , aos 16 anos de idade conheceu a escalada, largou os estudos e passou a se dedicar ao esporte com o qual sentia maior afinidade. Desde cedo se preocupou com a ética e o estilo da escalada, hábil escalador livre , para ele a aventura tinha de ser parte essencial da escalada.

Warren Harding foi outro a dominar o cenário de Yosemite. Personalidade forte e caráter despojado, deixou sua marca com muitas primeiras ascensões, não era um experto em escalada livre mas desenvolveu muitas técnicas de artificial.

Muitos outros escaladores deixaram suas contribuições como : Chuck Pratt, Tom Frost, Jim Bridwell e Ray Jardine o inventor do friend que veio para revolucionar a escalada.

Atualmente escaladores do mundo todo visitam o Parque . Do bolder ao big wall as opções são muitas, fendas de todos os tipos e tamanhos e muitas chaminés e off width , esteja atento para os slot e squeeze.No alto da temporada entre agosto e setembro o Parque fica super lotado , é difícil conseguir vagas no camping e muitas vias de três estrelas ficam bem concorridas .

O Campo 4 é o camping oficial dos escaladores , com capacidade para mais de 200 pessoas ,conta com banheiros, uma torneira para pegar água e lavar louças, bastante concorrida e caixas a prova de urso onde deve ser armazenada toda a comida a salvo dos atrevidos esquilos e ursos comilões.

Acredita-se que hoje existam mais ursos que no tempo dos índios , estes os caçavam por sua pele e pelo perigo que representavam, hoje eles são protegidos e indiretamente alimentados, aprenderam a arrombar carros para saquear comida, com suas potentes unhas dobram a porta para baixo estourando o vidro , pulam para dentro e fazem a festa, são capazes de abrir um vidro de geleia sem quebrar além de outras pilantragems mais. Quem sabe um dia comecem com os toca fitas...

Leia mais aqui: Alto Estilo

quinta-feira, 24 de abril de 2008

56º Festival de Cinema de Montanha de Trento

A partir de 22 de abril até 4 de maio de 2008, acontece o 56º Festival Internacional de Cinema de Montanha, Exploração e Aventura de Trento, que será realizado no Norte da Itália.



A programação está mais rica do que nunca, com filmes, eventos e conferências que poderão ser acompanhados passo a passo através da nova WebTV.Olhando para o mundo a partir de outros pontos de vista e descobrindo ilimitadas paisagens que desdobram para além do horizonte. Este é um dos aspectos mais fascinantes do alpinismo e da relação entre o homem e a natureza: como estilo de vida e de interpretar as montanhas como um lugar onde você pode olhar para além das fronteiras do que já foi visto antes. É este o território do imaginário no qual se transforma em vida e realidade a partir de 22 de abril a 04 de maio, no Trento Film Festival 2008.


King Lines de Josh Lowell, Peter Mortimer com o "incrível" Chris Sharma
Foto de arquivo TrentoFilmfestival


A 56ª edição do mais antigo festival de filmes de montanha do mundo está mais uma vez mais recheada de coisas para fazer e ver. Como é habitual a seção de filmes é um aspecto fundamental da festa e este é completado com uma impressionante lista de eventos, conferências, exposições e momentos para ver e discutir montanhismo, aventuras e natureza. Isto pode ser acompanhado on-line através do novo WebTV, criada pela Trento Film Festival em colaboração com o jornalista do PlanetMountain, Kay Rush, que irá acompanhar o Festival passo a passo no http://www.trentofestival.it.Os filmes - Visões e fantasia, cinema! É preciso dizer que este é um grande cinema, aquele que vai muito além das montanhas. 2008 facilmente ultrapassada 300 inscrições e este é um recorde em termos absolutos, e não apenas para a Trento. A este número recorde se juntaram a qualidade de registro: muitos dos 34 filmes selecionados para a competição são de primeira classe.


Au delà des Cimes de Remy Tezier, com Catherine Destivelle
Foto de arquivo: TrentoFilmfestival

Tais como "The Beckoning Silence" por Louise Osmond, baseado no livro de Joe Simpson. O Eiger e a sua "terrível" história é revivida por meio de uma história de alpinismo, a mais emblemática e épico das tragédias: a tentativa de 1936 na virgem face north nas mãos de Toni Kurz, Andreas Hinterstoisser, Rainer e Willi Angerer. Este salto para a atemporal essência do alpinismo é tomada por Joe Simpson, um dos maiores especialistas do mundo. Aqueles que apreciaram Tocando o Vazio (Touching The Void), certamente, não gostaria de perder esta última novidade. Já "Au delà des Cimes" por Remy Tezier é outro filme para não perder. Estrelando Catherine Destivelle em uma das quatro grandes faces do Mont Blanc, conta com excepcional fotografia (a partir de uma tomada de Zeppelin!) Transmite toda a magia e alegria desses "grandes cursos" interpretada pela mulher que em 1985 se tornou um verdadeiro ícone da nova maneira de subir com seu filme 'E' pericoloso sporgersi ".


Dalai Lama Renaissance de Khashyar Darvich
Foto de arquivo: TrentoFilmfestival

Em "Blindsight", por outro lado, Lucy Walker reconta a aventura de Erich Weinhmayer, um montanhista cego que acompanhou 6 crianças nepalesas cegas para a montanha. Essa experiência foi notícia manchete na Itália, e também viveu na Itália, em Trento. Para aqueles que amam esqui, há um outro grande europeu primeiro com Mark Obernhaus' "Steep", esqui extremo como foi interpretada pelos seus protagonistas, inclusive de Stefano Benedetti. Escalada (sob a forma "trad" britânica, deve ser lido como difícil, puro e perigoso) é representada por "Committed", produzido por Paul Diffley e Dave Brown, mas também "King Lines" produzido por Josh Lowell e Peter Mortimer estrelando o "incrível" Chris Sharma.



The Edge of Eden: Living with Grizzlies de Jeff Turner, Sue Turner
Foto de arquivo: TrentoFilmfestival


Mudando o tema para documentários, o lugar de honra é detido por "The Edge of Eden: Living with Grizzlies" - o urso com o 56º manifesto está lá por uma boa razão. A história da relação especial entre o canadense naturalista Charlie Russel e ursos, marca outro momento importante na estranha e fascinante empatia entre o homem, os animais e a natureza, que sempre foi considerado no Festival. Esta proximidade e sensibilidade também tem sido sempre demonstrada para com as populações localizadas nos mais elevados lugares. Mais uma vez o Tibet está na ordem do dia, embora não por causa das trágicas circunstâncias atuais, mas devido a um interesse constante, como documentado por Khashyar Darvich em "Dalai Lama Renaissance". Dedicada à vida do líder espiritual tibetano, o filme é narrado por Harrison Ford, enquanto "Daughters of Wisdom" de Bari Pearlman mostra a vida dentro de um mosteiro tibetano. Ficção é surpreendentemente representada por "La jeune fille et les loups" de Gilles Legrand com "estrelas" como Stefano Accorsi e Laetitia Casta que interpretam a história de um eremita que reúne uma bela vida apaixonado por lobos. Fora da mostra competitiva, a seleção inclui vários outros filmes interessantes, desde os da categoria Alp&ISM como por exemplo "Horizons" e "Vitalpina" dedicados à vida nas regiões mais altas do mundo. Os eventos são o topo da agenda, e também com filmes imperdíveis como "Encounters at the end of the world" (Encontros no fim do mundo) de Werner Herzog ou "La Muraglia cinese" por Carlo Lizzani.Noites de Montanhismo - alpinistas Solo, montanhistas russos e o grande Pierre Mazeaud Na edição de 2008 haverá três noites de alpinismo clássico e estas começam no domingo, 27 de abril com Montanhismo Solo. O que é possivelmente a mais profunda e idealizada forma de escalar, será apresentado por Pietro Dal Prà, o alpinista e montanhista que, a partir do cenário de uma escalada esportiva, experimenta "solando" as grandes rotas das Dolomitas, como a Scotoni e a face Sul do Marmolada. Ele irá introduzir Silvia Vidal, a alpinista catalã que passou 21 dias sem parar (non-stop) na Shipton Spire e demonstrou mais uma vez que o alpinismo e feminilidade podem andar de mãos dadas. Os dois vão se juntar no palco com Hansjörg Auer da Áustria, de 24 anos de idade, o alpinista que fez fama com seu primeiro solo livre da rota "Attraverso il Pesce" na face sul do Marmolada e que literalmente abalou o mundo do alpinismo em suas raízes. A terceira fase será com o italiano Rossano Libera, o montanhista que provavelmente mais do que ninguém representa a fundo a escolha do solo em suas escaladas, com sua ascensão do Monte Badile e os picos de Val Bondasca.O alpinismo russo é o foco da segunda noite, quinta-feira, 1º de Maio. Apesar dos incríveis níveis atingidos, esta forma de alpinismo é em muitos aspectos completamente desconhecida para o ocidente. Simone Moro, o montanhista que já escalou mais do que a maior parte de suas montanhas com os russos, irá iniciar a noite, começando com Pavel Sahabalin (ao vivo do K2 na Face Oeste), Alex Klenov e Michail Devy (primeira ascensão do Shingu Charpa Leste), Denis Savelyev e Serguey Nilov (nova rota na Shipton Spire), Alexander Odintsov, líder das mais importantes expedições russas recentes (como a face norte do Jannu) e Boris Korshunov a verdadeira lenda russa.A última noite está agendada para sexta-feira, 2 de Maio; será apresentada por Pietro Crivellaro. A noite será concentrada no francês Pierre Mazeaud cujo nome está intrinsecamente ligado ao lendário alpinismo das décadas de 50 e 60. Juntamente com Walter Bonatti ele era parte da equipe na fatídica e famosa tentativa de 1961 ao Freney pelo pilar central, enquanto que em 1978 ele levou a expedição francesa para o Everest que resultou em uma bem sucedida ascensão. Ao fazê-lo, ele se tornou o primeiro francês a atingir o cume da montanha mais alta do mundo. Este ano é o convidado de honra da história que representa o espírito do alpinismo que deixou a mais profunda das marcas em 2 gerações. Você pode apostar que esse mesmo espírito será revivido na noite de sexta-feira, no Auditório Santa Chiara.Música - Festival Rock Este ano o Festival abre para as ondas da música. Da boa música, naturalmente rock, começando na terça-feira, 22 de Abril com o indie rock de Reading no concerto "per viandanti del Secolo XXI" com Enrico BRIZZI e Numero 6. Depois continua na sexta-feira, 25 de abril com "Imparando a vivere" por Fabio Palma, I Miradavaga e Simone Pedeferri em uma performance que combina literatura, música e pintura com o artista alpinista Pedeferri que vai pintar uma de suas obras de arte vivo (imperdível!). Sábado 26, o início da programação de filmes será comemorado com um concerto por Marlene Kuntz que vai executar ao vivo "La signorina Else", de 1924, a obra-prima de Paul Czinner. Quarta, 30 de abril, será a vez de Montagne Migranti, um trabalho excepcional de Carlo Casillo com i Miscele d'Aria que é uma viagem ao redor do mundo e para o passado das canções de montanha. Outro acontecimento que não deve ser perdido em nenhuma circunstância, a conferência de Lino Patruno (membro da I GUFI, famoso instrumentista de jazz e entusiasta de cinema), durante a última noite do Festival, 3 de maio.Acompanhe a programação ao vivo na WebTV Maiores informações sobre o festival: http://trentofestival.it

Por Redação AltaMontanha com informações de trentofestival.it e planetmountain.com

Besouro que destrói florestas é novo vilão do aquecimento global

Eu particularmente não gosto de postar notícias antes de uma pesquisa prévia, mas andei lendo em outros sites e tudo indica que a pesquisa tem fundamento, segue matéria retirada do site G1.Globo.com

Mudança climática está favorecendo multiplicação do inseto em matas do Canadá.Ao matar árvores, animal faz com que árvores liberem gases-estufa na atmosfera.

Um inseto do tamanho de um grão de arroz poderá ser o responsável por transformar as florestas da América do Norte em gigantescas fontes de dióxido de carbono, o mais importante gás ligado ao aquecimento global. Um novo estudo indica que o besouro em questão, ao se multiplicar descontroladamente e matar árvores, alteraria um bocado -- e para pior -- a interação entre as matas do Canadá e o clima da Terra.

O besouro parece aterrorizante, mas é do tamanho de um grão de arroz (Foto: Natural Resources Canada/Divulgação)

A afirmação parece catastrofista, mas se baseia nos dados mais recentes sobre a ação nefasta do besouro Dendroctonus ponderosae, que afeta várias espécies de pinheiros nas regiões mais frias e montanhosas da América do Norte. Na Colúmbia Britânica (sudoeste do Canadá), o surto atual de multiplicação do bicho é dez vezes pior do que todos os outros eventos do tipo registrados até hoje. E, levando em conta o aquecimento projetado para a próxima década, a tendência é que a situação fique mais grave ainda.

A estimativa foi feita por uma equipe de pesquisadores capitaneada por Werner Kurz, do Serviço Florestal Canadense, e deve ser publicada na edição desta semana da revista científica "Nature". O trabalho é assustador por demonstrar claramente um dos temidos "feedbacks positivos" -- efeitos colaterais do aquecimento provocado pelo homem que tendem a intensificá-lo ainda mais nas décadas vindouras.

Vermelho-morte
Apesar de pequeno, o Dendroctonus ponderosae é capaz de levar um pinheiro adulto à morte com facilidade. O bicho parasita o floema, parte do sistema vascular da planta que carrega sua seiva. Ao botar ovos nessa região e se alimentar da camada abaixo da casca da árvore, os bichos se multiplicam de tal maneira que acabam com a circulação de nutrientes nos pinheiros. Restam apenas grandes áreas avermelhadas de floresta -- as árvores mortas acabam assumindo essa cor.


Árvores ficam avermelhadas depois que o besouro as mata (Foto: Natural Resources Canada/Divulgação)

Acontece que o habitat da criatura se expandiu consideravelmente nos últimos anos: no Canadá, os invernos estão mais quentes, a temperatura máxima no verão também aumentou, e as florestas estão menos chuvosas. Quando as árvores morrem, todo o carbono armazenado em seu tronco, folhas e raízes é transformado em dióxido de carbono e lançado na atmosfera. Por enquanto, o balanço ainda é positivo: a quantidade do gás-estufa produzida pelas árvores que morrem é menor do que o gás carbônico absorvido pelas plantas que estão crescendo.

No entanto, as projeções feitas por Kurz e seus colegas indicam que, nos próximos anos, o sinal da equação vai se inverter. A quantidade de gás carbônico emitida passará a ser bem maior, de forma que, infestada de besouros, a mata deixará de aliviar o aquecimento global e passará a agravá-lo. A questão que fica no ar é quão comuns serão os eventos imprevistos desse tipo, nos quais a mudança de temperatura vai desencadear processos biológicos que, por sua vez, darão força ainda maior ao aquecimento.

1º Etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2008

A Federação Paranaense de Montanhismo FEPAM e a Associação de Escalada Esportiva do Paraná AEEP, convida a todos os atletas para participarem da 1º Etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2008, que será realizada dia 26/04 sábado, no Ginásio Campo Base - Curitiba.

*Premiação para os atletas das categorias máster masculino e máster feminio:*

* 1º Lugar R$ 250,00*
* 2º Lugar R$ 150,00*
* 3º Lugar R$ 100,00*

* Cronograma:*

* Eliminatória - isolamento abre as 9h fecha 9h 45
* Semifinais - isolamento abre as 13h fecha 13h 45
* Final - isolamento abre as 16h fecha 16h 45

*Inscrição : Ginásio Campo Base , Academia Via Aventura *

*Reservas * pelo e-mail - deposito@desmobilia.com.br ( enviar nome, cidade e patrocinadores )

*Valor da inscrição *: Atletas Federados : R$ 30,00 / Atletas não Federados R$ 40,00

*ATENÇÃO*

Para os atletas pré classificados que competirão a partir da semifinal as inscrições se encerram as 12h 30.

Para os atletas que forem participar das eliminatórias as inscrições se encerram as 8h 30.

A partir das 20h haverá uma festa para todos os atletas e para publico no local da competição, os atletas que competirem na etapa não pagarão entrada, para os demais .

Mulheres pagam R$7,00 e Homens R$ 10,00.

Os ingressos para festa podem ser comprados nos seguintes endereços:

Ambiente Bar - rua Itupava 1133

Ginásio Campo Base - rua Travessa da> Lapa 400.

Mais informações pelo http://www.aeeppr.com.br/ ou pelo e-mail deposito@desmobilia.com.br

Contamos com a presença de todos.

Luis Cesar - Presidente - AEEP

Abertura da Temporada de Montanhismo 2008.



Esse ano, a já tradicional Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM 2008), acontecerá no 27 de abril, na Praça General Tibúrcio, localizada na Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro, entre 8h e 18h.Quem doar 1 Kg de alimento não perecível, ganhará um número para concorrer a equipamentos em um sorteio que acontecerá no final do evento. Os alimentos recolhidos serão doados pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), organizadora do evento, a instituições carentes.A Abertura de Temporada de Montanhismo tem entrada gratuita, e conta com a participação de tradicionais clubes e entidades de montanhismo.
As lojas de montanhismo farão uma exposição dos equipamentos, inclusive, dos últimos lançamentos. Vários livros de montanhismo serão lançados e as camisetas do evento, estampadas com a logo vencedora do concurso promovido pela FEMERJ, estarão à venda.

Para maiores informações, acesse:

http://www.femerj.org

Ou entre em contato com a Comissão Organizadora da ATM 08

(waldecyml@terra.com.br ).


Nesta segunda-feira, feriado de Tiradentes, Bernardo Collares e Silverio (na segurança) concluíram a conquista de uma nova via na Ana Chata, a "S de Voltar" (explicações sobre o nome com o Bernardo...). É uma via relativamente fácil (grau sugerido 4º- IV sup), muito bonita e um pouquinho exposta (a confirmar nas repetições), com lances de aderência e equilíbrio, proteção mista (paradas duplas com grampos P, proteções intermediárias em móvel e chapas) que fica entre a Elektra e a Johnny Quest.

Vejam uma prévia do croqui :



Abraços Silverio

Gaúchos invadem a França



No dia 30 de Março, os escaladores Naoki Arima, Luis Dias e Rafael Vieira, fizeram um trip pela França.



Em seu Blog, o escalador Naoki, conta de forma divertida este (Sonho) viagem, e os perrengues que passaram, e "Vive La France"



Leia mais:Blog do Naoki

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Séries | Nó para Compactação de Cargas

Séries Descobrindo e Utilizando nós.



Para mim era desconhecido até pouco tempo atrás, quando precisei amarrar uma mochila em cima de um jipe.

Não sei o seu nome exato, mas é tradicionalmente conhecido como nó de "caminhoneiro ou enfardador", ou em inglês, "The Sheepshank". (Alguém sabe a tradução?)

É um nó muito simples de executar e indicado para ser usado em cargas, como por exemplo, para amarrar a mochila ou caixas em bagageiros ou na caçamba da picape.

Sua grande vantagem é que ele forma um sistema de polia, muito útil para compactar a cargas (podendo ser ajustado facilmente) ou manter "retesada" uma corda.



Você pode ver uma animação de como executa-lo no site: Animated knots (Inglês), ou uma descrição no site, Pro Knot (Inglês).

Fonte: Cordada Infinita

Proibição do uso de magnésio gera polêmica na Europa


A União Tcheca de montanhismo realizou uma votação nos fins de Março na universidade do Esporte em Praga. Votaram 2.216 pessoas a favor, 1603 contra a proibição do uso do magnésio nas rochas daquele país. Eles botaram um ponto final na polêmica que tudo indica, está contaminando o mundo inteiro.
Na Republica Theca, nem mesmo o fenômeno Adam Ondra escapou da perseguição por usar magnésio. Ele foi penalizado em 10% de sua ajuda federativa por usar magnésio em um setor onde já era proibido.
Aqui no Brasil já existe mobilização por parte de alguns escaladores para se parem de usar o pózinho branco em alguns lugares. Na Pedra da Divisa (SP), há uma placa indicativa que orienta os frequentadores do local a escovar as agarras sujas depois que escalar a via. Em Minas, na Serra do Cipó, existe também este esforço, já que o calcário, que é a rocha do local, fica empastada com o pózinho branco que fica acumulado por muito tempo.
O carbonato de magnésio não é poluente e nem causa danos ao meio ambiente. Entretanto é relatado por muita gente que a sujeirinha branca que fica sobre as agarras é um tipo de poluição "visual". Entretanto, nem todos os lugares ficam sujos, somente aqueles que não são "lavados" pela chuva.
No Brasil o uso de carbonato de magnésio é generalizado, pois o calor faz que a mão do escalador fique suada rápidamente. O clima chuvoso do Brasil também contribui para que o impacto visual do magnésio não seja sentido como na Europa, com excessão de locais que são protegidos das chuvas. Será que aqui a onda contra o magnésio vai pegar?

Suiça: Encontro noturno de bouldering em Chironico


Talvez seja devido à tomar menos tempo depois de um árduo dia de trabalho, ou talvez seja simplesmente porque é muito divertido... O fato é que as sessões noturnas de bouldering ao ar livre com os amigos, estão ganhando cada vez mais popularidade na Suiça.

A notícia é simplesmente sobre a primeira e sempre bem organizada Sessão Noturna, desta vez agendada para 26 de Abril de 2008 na localidade Suíça de Chironico. O encontro de Bouldering é aberto a todos aqueles que são alimentados por um incontrolável desejo de escalar.

Organizado pelo escalador local Luca di Biase, a Sessão Noturna abre às 18:00h no campo esportivo para registro de inscrição dos participantes e distribuição do kit escalada. Na verdade a sessão começa no crepúsculo e termina ao amanhecer, com juízes de boulder, música, cerveja e prémios para todos os participantes.

Como di Biase explica: "Estou certo de que este se torne uma nova forma de interpretar a escalada. A prefeitura de Chironico realmente apreciou o evento e por isso cabe a nós para mostrar o máximo respeito à Mãe Natureza." Fica o aviso para os participantes não esquecerem de levar um crashpad e uma lanterna. Lanternas à gás são proibidas na floresta, por razões óbvias. Inscrição on-line no Bshopzone.com, com todas as informações do evento.
Vou usar este post como gancho e postar umas fotos de Boulder noturno que fizemos, só com lanternas de cabeça, a sensação é indescritivel, é uma outra forma de escalar, tudo fica diferente,e viva a vida, e viva a pluraridades de estilo do nosso esporte.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Exército confisca equipamento de Raineri


Nepal proibiu a subida de aparato eletrônico além do campo base do Monte Everest


Os brasileiros Eduardo Keppke, Rodrigo Raineri e José Fernando chegaram neste sábado ao campo base do Monte Everest, que fica a uma altitude de 5.300m acima do mar e ficaram satisfeitos com a estrutura que encontraram. O único problema ficou por conta do exército nepalês, que confiscou todos os equipamentos eletrônicos da expedição.

Para evitar que eventuais manifestações contra a China e em prol da independência do Tibet sejam transmitidas durante a passagem da tocha pelo Monte Everest, o exército está armazenando todo aparato eletrônico em uma barraca, e só devolver os aparelhos depois de 10 de maio.

- É possível que até eles liberarem os equipamentos não consigamos mandar notícias. Se não nos comunicarmos é porque está tudo bem. Caso haja alguma emergência os militares devem liberar a comunicação para um eventual pedido de resgate – afirma Raineri.

Na sexta, os brasileiros escalaram o Kala Patar, uma montanha de 5.500 metros.

Estava muito frio, mas valeu a pena, pois estamos confirmando nossas boas condições físicas e pudemos apreciar um pôr-do-sol maravilhoso. O Everest e o Nuptse ficaram amarelados no fim da tarde. Um espetáculo muito lindo e que compensou todo o frio que passamos – diz Raineri.

Rodrigo Raineri e Eduardo Keppke estão escalando a montanha mais alta do mundo (Monte Everest, 8.850 metros de altitude) pela Face Sul, que fica no Nepal. Rodrigo fará sua investida sem utilizar cilindros de oxigênio suplementar.

sábado, 19 de abril de 2008

"Sem Limite"

Filminho muito bom, excelente trilha sonora (soziedad alkoholika /Música Sorprendente)

Dica de Vídeo - Patxi, Ramon e Irati

Por Janine Cardoso

Confira esse lindo vídeo de escalada da delegação da Espanha, país que sempre recebeu a delegação brasileira com muito calor e amizade. Reparem que Patxi usa a camiseta da seleção brasileira em seus treinos.
A pedido de Patxi, Ramon e Irati, trocamos as camisetas brasileiras na etapa da Copa do Mundo de Puurs, na Bélgica, em outubro de 2007.
Assim como eles, seguimos motivados nos treinos e continuamos movidos por muita paixão pela escalada. Toda essa dedicação será, mais uma vez, colocada à prova no primeiro desafio do ano através da primeira etapa do campeonato brasileiro que ocorrerá no dia 26 de abril, no ginásio Campo Base, em Curitiba.


"Quando competimos, nosso maior inimigo somos nós mesmos".

Pra pilhar sua escalada, veja o vídeo abaixo:

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Plasticomania

Os estragos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza tornou o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções



O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. Não importa o tamanho do produto que se tenha à mão, aguarde a sua vez porque ele será embalado num saquinho plástico. O pior é que isso já foi incorporado na nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produto comprado fosse mesmo um saco plástico. Nossa dependência é tamanha, que quando ele não está disponível, costumamos reagir com reclamações indignadas.
Quem recusa a embalagem de plástico é considerado, no mínimo, exótico. Outro dia fui comprar lâminas de barbear numa farmácia e me deparei com uma situação curiosa. A caixinha com as lâminas cabia perfeitamente na minha pochete. Meu plano era levar para casa assim mesmo. Mas num gesto automático, a funcionária registrou a compra e enfiou rapidamente a mísera caixinha num saco onde caberiam seguramente outras dez. Pelas razões que explicarei abaixo, recusei gentilmente a embalagem.
A plasticomania vem tomando conta do planeta desde que o inglês Alexander Parkes inventou o primeiro plástico em 1862. O novo material sintético reduziu os custos dos comerciantes e incrementou a sanha consumista da civilização moderna. Mas os estragos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza tornou o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções. Feitos de resina sintética originadas do petróleo, esses sacos não são biodegradáveis e levam séculos para se decompor na natureza. Usando a linguagem dos cientistas, esses saquinhos são feitos de cadeias moleculares inquebráveis, e é impossível definir com precisão quanto tempo levam para desaparecer no meio natural.
No caso específico das sacolas de supermercado, por exemplo, a matéria-prima é o plástico filme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que já representa 9,7% de todo o lixo do país. Abandonados em vazadouros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água - retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis - e dificultam a compactação dos detritos.
Essa realidade que tanto preocupa os ambientalistas no Brasil, já justificou mudanças importantes na legislação - e na cultura - de vários países europeus. Na Alemanha, por exemplo, a plasticomania deu lugar à sacolamania. Quem não anda com sua própria sacola a tiracolo para levar as compras é obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso de sacos plásticos. O preço é salgado: o equivalente a sessenta centavos a unidade.
A guerra contra os sacos plásticos ganhou força em 1991, quando foi aprovada uma lei que obriga os produtores e distribuidores de embalagens a aceitar de volta e a reciclar seus produtos após o uso. E o que fizeram os empresários? Repassaram imediatamente os custos para o consumidor. Além de anti-ecológico, ficou bem mais caro usar sacos plásticos na Alemanha.
Na Irlanda, desde 1997 paga-se um imposto de nove centavos de libra irlandesa por cada saco plástico. A criação da taxa fez multiplicar o número de irlandeses indo às compras com suas próprias sacolas de pano, de palha, e mochilas. Em toda a Grã-Bretanha, a rede de supermercados CO-OP mobilizou a atenção dos consumidores com uma campanha original e ecológica: todas as lojas da rede terão seus produtos embalados em sacos plásticos 100% biodegradáveis. Até dezembro deste ano, pelo menos 2/3 de todos os saquinhos usados na rede serão feitos de um material que, segundo testes em laboratório, se decompõe dezoito meses depois de descartados. Com um detalhe interessante: se por acaso não houver contato com a água, o plástico se dissolve assim mesmo, porque serve de alimento para microorganismos encontrados na natureza.
Não há desculpas para nós brasileiros não estarmos igualmente preocupados com a multiplicação indiscriminada de sacos plásticos na natureza. O país que sediou a Rio-92 (Conferência Mundial da ONU sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente) e que tem uma das legislações ambientais mais avançadas do planeta, ainda não acordou para o problema do descarte de embalagens em geral, e dos sacos plásticos em particular.
A única iniciativa de regulamentar o que hoje acontece de forma aleatória e caótica, foi rechaçada pelo Congresso na legislatura passada. O então deputado Emerson Kapaz foi o relator da comissão criada para elaborar a "Política Nacional de Resíduos Sólidos". Entre outros objetivos, o projeto apresentava propostas para a destinação inteligente dos resíduos, a redução do volume de lixo no Brasil, e definia regras claras para que produtores e comerciantes assumissem novas responsabilidades em relação aos resíduos que descartam na natureza, assumindo o ônus pela coleta e processamento de materiais que degradam o meio ambiente e a qualidade de vida.
O projeto elaborado pela comissão não chegou a ser votado. Não se sabe quando será. Sabe-se apenas que não está na pauta do Congresso. Omissão grave dos nossos parlamentares que não pode ser atribuída ao mero esquecimento. Há um lobby poderoso no Congresso trabalhando no sentido de esvaziar esse conjunto de propostas que atinge determinados setores da indústria e do comércio.


É preciso declarar guerra contra a plasticomania e se rebelar contra a ausência de uma legislação específica para a gestão dos resíduos sólidos. Há muitos interesses em jogo. Qual é o seu?

*André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI", (Editora Sextante, 2003).

Lançamento do Livro 'As Montanhas do Marumbi'

Por : Nelson Luiz Penteado Alves "Farofa"

Narra toda a história das épicas conquistas destas famosas montanhas, berçodo montanhismo brasileiro, que neste ano completa 129 anos da ascensão dospioneiros ao topo do Olimpo, maior cume desta serra.


É um documento completo, com textos inéditos, fotos, mapas, gráficos,reproduções originais de época, desde 1879 até os nossos dias. Atualizado com as recentes conquistas de maravilhosas vias de escalada técnica em rocha.
O conjunto Marumbi que eternamente atrai a todos que o vêem, que inspirou poetas, escritores, historiadores, pintores, escultores e fotógrafos,apaixonados pela grandiosidade e beleza de suas monumentais formas, é condensado finalmente em livro. Nomes famosos firmaram assinatura de suas passagens nos livros de registro de seus oito cumes.
As narrativas, com trechos originais e apaixonantes de suas principais personalidades, descrevendo a emoção da abertura das principais vias de acesso aos seus picos. As conquistas de suas paredes rochosas; o pioneirismo; os esportes de montanha; a evolução do esporte; os clubes de montanhismo; o socorrismo organizado.
Os Caminhos para o Marumbi, suas trilhas de acesso, rotas coloniais. Asinalização de suas vias.A história da formidável e ousada Ferrovia Paranaguá-Curitiba construída no período do Império, obra de orgulho da engenharia nacional, cujo traçado legou aos praticantes dos esportes de natureza o desembarque justamente aos pés destas montanhas. As Estações ferroviárias, a Pedreira da família Greca; as vitórias dos marumbinistas; os primeiros grandes Clubes; o marumbinismo durante a Segunda Guerra Mundial; os enigmas da Serra.
As montanhas do Marumbi são recobertas pela Floresta Atlântica e seus ecossistemas associados e são reconhecidas pela UNESCO como Reserva da Biosfera. É considerada Sítio do Patrimônio Natural Mundial.
A fauna, flora e a geologia têm capítulos especiais, enriquecidos por textos de especialistas consagrados destas áreas. Identificação fotográfica das principais espécies.
O Marumbi físico e o meio ambiente; as altitudes; os fenômenos naturais. A nomenclatura de seus picos, desfiladeiros, vales, abrigos naturais, rios e cachoeiras.
AS MONTANHAS DO MARUMBI visa esclarecer as clássicas perguntas que se fazem a respeito destas montanhas. É um completo guia para novatos, veteranos, turistas e pesquisadores sobre estas espetaculares montanhas, cenário de sonho e magia. É um estímulo à paixão pela natureza."
O lançamento será dia 25-04-08, a partir das 18:30 horas, na estação de trem *Curitiba-Marumbi* , (Av. Pres. Afonso Camargo, 330) em Curitiba.

Interessados em informações podem enviar email para: mailto:asmontanhasdomarumbi@hotmail. ou mailto:marketing@serraverdeexpress.
Tel: 41-3323-4007.

Jogos de Escalada

Use esses exercícios para manter seu treinamento (em muro) produtivo e divertido.


TRAVESSIAS EM UMA MÃO (ONE-HAND TRAVERSES):Desenvolve movimentação dinâmica. Foco no movimento dos quadris, não somente no dos braços.

CÂMERA LENTA (SLOW MOTION):Para aprender o que ocorre estaticamente. Erros no posicionamento serão mais fáceis de identificar.

APONTAR (POINTER):Exercício para duas pessoas – um escalador aponta as agarras para seu parceiro. Especialmente bom para desenvolver continuidade, pois você pode forçar seu parceiro justamente nos seus pontos fracos. É possível trabalhar força, resistência ou força + resistência.

TRÊS – TRÊS (ADD-ON):Outro jogo para dois ou mais escaladores – o primeiro escalador faz três movimentos, o segundo repete esses três e adiciona mais três. E assim por diante. Novamente você pode trabalhar força, resistência ou força + resistência.

SEM PESO (WEIGHT-OFF):Problemas com uma determinada passada? Peça ao seu parceiro para apoiar suavemente sua lombar enquanto você faz o movimento, apenas com a força suficiente para isto. Continue treinando então, reduzindo esse apoio, até conseguir fazer a passada sozinho.

REDPOINT (REDPOINT):Para simular uma situação real, marque rotas com fitinhas coloridas (Isso ajuda a memorizar os movimentos). Para trabalhar resistência, você deve mapear uma seqüência de 60 movimentos, sem passadas que sejam especialmente fortes. Uma vez encadenada, esse tipo de rota passa a ser um bom aquecimento. Para desenvolver força + resistência, você pode juntar alguns boulders, tendo entre eles agarras confortáveis onde você possa se recuperar um pouco, totalizando em torno de 40 movimentos.

ESCALANDO RÁPIDO (SPEED CLIMBING):Escalar rápido ajuda a conservar energia e desenvolve um repertório de movimentos eficientes.

TRABALHANDO OS PÉS (OUTSIDE EDGING):Para mover o corpo em posicionamentos mais eficientes. Foco em determinados aspectos. Por exemplo, tocando cada apoio com precisão.

INVENTANDO NA HORA (THINKING AHEAD):Simular uma escalada a vista usando qualquer seqüência de agarras, inventando a rota na hora, desenvolve eficiência.

ESCALAR DINAMICAMENTE (CLIMB DYNAMICALLY):Numa rota fácil, isso desenvolve o uso do momento (quantidade de força aplicada ao movimento).

ESCALAR ESTATICAMENTE (CLIMB STATICALLY):Desenvolve posições de corpo sólidas.

DESCANSO CRIATIVO (CREATIVE RESTING):Descubra possibilidades de descanso nas mais estranhas posições.

SEM PÉS, OU PÉS PEQUENOS (ELIMINATE FOOTHOLDS OR USE SMALL FOOTHOLDS):Um bom exercício, especialmente em muro, para desenvolver um preciso posicionamento dos pés.

ESCALADA CONTÍNUA (CONTINUOUS CLIMBING):Desenvolve resistência e fluidez na movimentação.

Fonte: Revista Rock & Ice – traduzido e adaptado por Waldyr Neto (http://www.montanhasdorio.com.br)

Postado por Blog BALDIN

Messner: Tocha olímpica no Everest é 'farsa' da China


Em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Rundschau, Messner declarou que não é a favor do boicote às Olimpíadas de Pequim, mas confirmou o seu apoio às manifestações de protesto contra a China sobre a questão do Tibete.
"Essa é uma farsa dos chineses", comentou o alpinista, referindo-se à decisão de Pequim de levar a tocha olímpica até o Everest. "Por que precisam levar a tocha até lá? De qualquer maneira, a tocha só irá permanecer acesa com o auxílio de truques, porque (naquela altitude) há muito pouco oxigênio e bastante vento".
A China "se colocou em uma situação complicada e a viagem da tocha se transformou na marcha de protesto pelo Tibete. Eu não desejo o boicote dos Jogos Olímpicos, mas apoio os protestos", prosseguiu o primeiro montanhista a escalar sozinho o Everest, em 1980.
Na sexta-feira passada, Messner explicou à agência radiofônica GRT que "não há razão para boicotar os Jogos, porque o esporte não possui e nem deve ter interesse político".
Além de ser um dos primeiros homens a escalar uma montanha com mais de oito mil metros de altura sem usar oxigênio suplementar, no Himalaia tibetano, em 1978, Messner é também o primeiro montanhista a escalar as 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude e o segundo a subir os sete picos mais altos dos sete continentes. (ANSA)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Nova coleção de camisas TB Sports

Já se encontra no site da Tshirt Brazil Sports a nova coleção de camisas.

Veja alguns modelos




Veja mais modelos clicando aqui: TB Sports

USO CORRETO DO GRIGRI E REVERSO - EM VÍDEO

Todos os dias vejo tanto no ginásio de escalada, quanto na rocha que muitas pessoas NAO SABEM dar seg com o grigri. Alguns colocando o equipamento de cabeça para baixo(??!!), outras apertando com a mão esquerda para puxar a corda.. Enfim....A própria PETZL, fabricante do equipamento já tem um vídeo explicativo de como dar segurança com ele. Mias explciado que isso, e pelo fabricante, impossível. Quem insistir no erro alegando que "mas eu faço diferente", é sinal de que faz errado.

Fonte:http://pempem.blog.uol.com.br



Fonte : http://www.dailymotion.com/video/x50vsu_grigri-belaying-the-leader_sport

Outlet da Solo em MG




Agora é oficial. A loja Triboo, em Itajubá-MG inaugura o outlet da Solo.


colaboração do escalador Maça. Thanks Apple man.

Novo filme sobre o Everest

Novo filme sobre o Everest será lançado pela PBS (uma espécie de TV Cultura americana) um vídeo sobre o Everest.Pelo Trailer dá para saber que a qualidade é acima do normal. Logo estará dsponível em DVD, para quem adora alta montanha assistir e encher os olhos.

Fonte : http://www.rockandice.com/inthemag.php?id=160&type=onlinenews


Fonte: Blog Pempem

Vídeo do X-Tone 2008, Petzl Team



Fonte: http://pempem.blog.uol.com.br

Parque da Tiririca é ampliado para proteger complexo lagunar de Itaipu, em Niterói

Ronaldo Braga

RIO - O governador Sérgio Cabral assinou o decreto que amplia em 181 hectares o Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói e Maricá. A ampliação, que abrange as áreas secas e úmidas no entorno da Laguna de Itaipu e as Duas Grande e Pequena, está baseada na proposta encaminhada pelo Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON) ao IEF/RJ. A área já foi alvo de sentença judicial recomendando a sua proteção através da criação de uma unidade de conservação, levando-se em conta a importância ecológica dos manguezais e demais áreas úmidas, bem como os atributos histórico-culturais reunidos no conjunto arqueológico.

Leia mais clique aqui --> O GLOBO.COM

Fonte:Dex via email para o site da FEMERJ

Repórter se prepara para subir o Everest

O repórter da TV Globo Clayton Conservani vai ao Monte Everest para acompanhar Rodrigo Raineri, brasileiro que pretende subir a maior montanha do mundo sem o uso de oxigênio suplementar. Em entrevista ao Zona de Impacto, ele explica como será a rota de subida.




Walter Bonatti põe fim a uma das grandes polêmicas da história do alpinismo

A Itália saiu da Segunda Guerra Mundial como um país em depressão e dividido. Nesse cenário, preparativos começaram a ser feitos para um empreendimento heróico que mostraria a um país frustrado o que os italianos poderiam realmente fazer.No dia 31 de julho de 1954, Lino Lacedelli e Achille Compagnon chegavam no cume do K2, a segunda montanha mais alta do mundo, localizada na Cordilheira Karakoram, no Paquistão. Foi um marco no alpinismo mundial, porém por mais de 50 anos uma controvérsia cercou essa ascensão.
Os dois alpinistas que fizeram cume foram acusados de terem deixado para trás dois outros membros da expedição, entre eles Walter Bonatti, em condições de frio extremo e tendo que fazer um bivaque forçado a 8.100m. A ascensão gerou uma outra controvérsia, pois os conquistadores alegaram ter chegado ao cume sem o uso de oxigênio suplementar, fato que Bonatti sempre desmentiu, mas nunca obteve reconhecimento. Recentemente Bonatti esteve em Madrid, em visita à Livraria Desnível, onde diante de uma platéia abarrotada discursou sobre os acontecimentos daquela expedição, e trouxe a notícia que o Clube Alpino Italiano finalmente reconheceu que a conquista foi feita com o uso de oxigênio, como ele sempre havia alegado.
Confira abaixo o vídeo da palestra, onde Bonatti fala sobre esses acontecimentos.



Por Filippo Croso (www.webventure.com.br)

Guia de Trilhas de Petrópolis


Com 224 páginas, o Guia de Trilhas de Petrópolis é uma publicação que descreve detalhadamente 38 roteiros de caminhada em Petrópolis - RJ. Esses roteiros representam praticamente todas as trilhas consolidadas e/ou de grande interesse turístico ou do ponto de vista do montanhismo. A Travessia Petrópolis - Teresópolis, trilha mais famosa da Região Serrana Fluminense, é uma dos roteiros descritos neste Guia.
O lançamento sera no dia 27 de abril de 2008, domingo, na tradicional Abertura da Temporada de Montanhismo 2008, na pracinha da Praia Vermelha - Urca. O lançamento será no Stand da FEMERJ - Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, durante todo o dia.
Exclusivamente nesse dia o livro será vendido ao preço promocional de R$ 30,00, sendo também autografado pelo autor.
Contato do autor Waldyr Neto: waldyr@compuland.com.br

Como andar na corda sob o vazio de um negativo

Imagine cair em um negativo, onde você não consiga alcançar a rocha, o que você fará? Existem algumas técnicas como pagar barra pela corda até conseguir voltar para a via ou você pode utilizar a técnica de andar pela corda.

Segue abaixo alguns passos para esta manobra:

1º Colocar o pé próximo ao corpo é o crux
2º Uma vez que conseguiu a pisada, você esta em casa. Levante-se
3º Se você precisar de altura, ande na corda

Este procedimento para se alcançar a via é fácil e permite economizar a energia, ao invés de simplesmente pagar barras pela corda. E ao mesmo tempo esta é uma técnica que poderia ser um salva-vidas, caso você se encontrasse em uma situação onde você necessitasse subir 20 metros se você errasse a base de um rapel e etc.
Fonte: 8a.nu
Fonte do meu post: Blog Pedra Rachada

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Abertura da Temporada de Montanhismo 2008

Dia 27 de abril, domingo, de 8:00h às 18:00h, na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha - Urca.
A Abertura de Temporada de Montanhismo tem entrada gratuita, e conta com a participação de tradicionais clubes e entidades de montanhismo.As lojas de montanhismo farão uma exposição dos equipamentos, inclusive, dos últimos lançamentos. Vários livros de montanhismo serão lançados e as camisetas do evento, estampadas com a logo vencedora do concurso promovido pela FEMERJ, estarão à venda.Quem doar 1 Kg de alimento não perecível, ganhará um número para concorrer a equipamentos em um sorteio que acontecerá no final do evento. Os alimentos recolhidos serão doados pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), organizadora do evento, a instituições carentes.
Para maiores informações, acesse: http://www.femerj.org

Você no Globo Esporte !


Vai começar uma nova brincadeira no Globo Esporte, para você participar ainda mais do programa.É muito fácil e é necessário da ajuda de todos , senão só irá haver jogadas de FUTEBOL !

A idéia é mandar um vídeo de um minuto mostrando o que você sabe fazer de melhor no esporte que você pratica, ou seja, há a chance de um show de ESCALADA!!!Se você é um talento nato no seu esporte predileto, envie um vídeo de até UM minuto, para o site :clique aqui "rbstv".

A promoção se chama : VOCÊ É FERA VAMOS EXIBIR OS VÍDEOS NO GLOBO ESPORTE a partir da semana que vem !!!! Então, revire o seu arquivo de imagens ou aproveite o final de semana e envie pra gente !

Contatos : Roberta Garcia - (48)9991-5381 - (11) 9153-3503 TV

http://www.youtube.com/jahrobs :jahrobs@hotmail.com

Fonte:Blog Pempem

Rapel em chapeletas


Clique na imagem para aumentar

Fonte:Revista Desnivel

Postado no Blog escaladajpa

Mais umas dicas importantes no "arquivo do meu Blog"

Pessoas Fundamentais



Janine Cardoso, uma atleta exemplar, penta-campeã brasileira de escalada esportiva, um dos expoentes da escalada mundial. Nesta entrevista ela conta um pouco do seu mundo, das suas coisas e de seus planos, principalmente nos revela seu comprometimento com a escalada e até onde seu relacionamento com ela interfere na sua vida. — Por Bito Meyer

Leia a entrevista na íntegra Brasil Vertical

Não dá pra escalar hoje? Quem disse?



Olhe só que joguinho legal (clique aqui para jogar).

Fonte:Blog azimutantes

Abertura da Temporada 2008 em Campinas

O Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp (GEEU) promoverá entre os dias 10 e 11 de maio a abertura da temporada 2008 em Campinas e Região.



No primeiro dia ocorrerá uma mesa redonda abordando tópicos relacionados ao montanhismo e contará com a presença do Silvério Nery, presidente da FEMESP. Ao final do dia será exibida uma mostra de filmes de montanha.No segundo dia haverá escaladas na Pedreira do Jardim Garcia e workshops sobre equipamentos e técnicas de escalada, com sorteio de bindes para os participantes.

Confira a Programação:Data: 10 e 11 de Maio de 2008 (sábado e domingo).Local: Mini-Auditório - Prédio da Biblioteca de Educação Física da Unicamp.Veja localização da faculdade de Educação Física aqui.

Sábado:
14:00hs - Abertura Oficial do Evento com a presença do Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp Prof. Dr. César
14:45hs - Mesa Redonda: Montanhismo
16:45hs - Circulo e Palestras com o tema: Vivência e Escaladas na Argentina
18:00hs - Mostra de filmes de montanha.

Domingo:
08:00hs - Abertura do Dia de Escalada na Pedreira do Jd. Garcia
10:00hs - Workshop de Equipamentos e Técnicas
12:00hs - Intervalo para almoço
15:00hs - Workshop de Equipamentos e Técnicas
17:00hs - Sorteio de Brindes
18:00hs - Encerramento do Encontro de Escalada

Grupo De Escalada Esportiva Da Unicamp (GEEU)

Fonte:Alta Montanha

Hugo Langel - Slackliner, Highliner e Escalador



Atleta apaixonado por grandes desafios. Com apenas 23 anos e 13 de escalada, escalou no Brasil e nos EUA. Realizou o maior highline do Brasil ao atravessar 25 metros a 800 de altura na Pedra da Gávea no Rio de Janeiro e o Rostrum um dos highlines mais tecnicos do Yosemite Na California . Tem em seus projetos locais deslumbrantes e inéditos de highline, entre eles o Pão de Açúcar e o Corcovado, a Yosemite Falls e o The Lost Arrow Spire no Yosemite Valley – EUA.


Atualmente o Hugo conta com o apoio da Deuter e Princeton Tec.

Postado no site da "Deuter Brasil"

Ressola de sapata, boas notícias pro pessoal de BH






Caros amigos...É com grande satisfação que venho anunciar através deste a implantação da primeira oficina de ressolas para sapatilhas de escalada em BH. Já venho trabalhando neste empreendimento desde o Ouro boulder no ano passado e agora, após chegar a um resultado satisfatório (que tenho certeza vocês aprovarão) no resultado final das ressolas, estou abrindo e divulgando o serviço para a comunidade. As sapatilhas podem ser entregues nos seguintes estabelecimentos: Loja Adrena esporte & aventura, Das Pedras ( loja/academia), academia mergulho e aventura ( aos cuidados do Leandrinho), academia Tortons( aos cuidados do Leandrinho), academia Stone Boulder ( aos cuidados do Felie Cabeção), academia Rocaz ( aos cuidados do Ian Ouriques) e na loja Rodas Car em contagem ( aos cuidados do Toninho). Estamos trabalhando com os solados Good Traxion ( produção nacional dirigida pelo Snakinho e de boa aceitação) e Vibran ( italiano).Para assegurar a qualidade da ressola estamos realizando apenas a ressola completa ( substituição de bicos + solas) ao preço promocional de R$90,00.Como o serviço é 100% artesanal e demorado, o prazo de entrega será divulgado no dia posterior a coleta e dependerá do número final de sapatas coletadas. Minha proposta inicial será: mínimo de 30 dias e máximo de 60 dias. Podem ter certeza que gostaria de entregar sempre antes mas prefiro ser realista e não gerar expectativas aquem de minhas possibilidades.A coleta e entrega das sapatilhas serão realizadas nestes estabelecimentos mencionados todo dia 10 de cada mês, ou próxima data posterior caso a data original aconteça nos finais de semana ou feriados.Algumas pessoas já tem em mãos as ressolas feitas em minha oficina para referências, são elas : Felipe Cabeção, Daniel (Tio Dan), Cris ( ex Rosinha, hehe), Fabíola Delaretti ( ex Matheus eu mesmo), Toninho de Contagem, Carlos Diniz ( receberá em poucos dias), Daniel Popó ( receberá em poucos dias) e também eu mesmo tenho um exemplar. Obrigado pela atenção e abraços !

Atenciosamente,Matheus.