quinta-feira, 8 de maio de 2008

Bahia tem o único dólmen brasileiro


Pedra da Santana (Foto: Thiago Marcel/VC no G1)

A Pedra da Santana é um ponto singular do município de Paramirim (BA). Fica no povoado da Santana, a uns 15 km da cidade. A pedra é o único dólmen brasileiro que se tenha registro e talvez o único em toda a América do Sul. Dizem que, além daqui, nesse formato, só exista mais um no mundo, que fica na Itália.


Dólmen (Foto: Thiago Marcel/VC no G1)

Os dólmens são monumentos megalíticos tumulares coletivos (datados desde o fim do V milênio a.C. até ao fim do III milênio a.C., na Europa, e até ao I milénio, no Extremo Oriente). O nome deriva do Bretão dol = mesa e men = pedra.

Os dólmens são constituídos por uma câmara formada por uma grande laje pousada sobre pedras verticais que a sustentam. Vale a pena vir conferir de perto essa maravilha.


Pedra curiosa fica na Chamada Diamantina (BA) (Foto: Thiago Marcel/VC no G1)

Fonte:G1.Globo.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei. Muito interessante.

Anônimo disse...

Muito interessante

Anônimo disse...

Muito interessante.

Ricardo B. Marques disse...

O Ceará tem um dolmen que descobri há mais de 25 anos, contendo inscrições não-indígenas gravadas a picão. Na época não existiam arqueólogos graduados no estado, então levei a descoberta para um arqueólogo do Museu Goeldi, que não se interessou. Em agosto estou organizando uma expedição para tentar reencontrar o dolmen cearense. Muita novidade deve surgir a partir daí.