quinta-feira, 15 de maio de 2008

Pioneiros do montanhismo Gaúcho



Extraído da Crononologia do Montanhismo Gaúcho, por Orlei Jr.

As primeiras tentativas de ascensão das montanhas gaúchas iniciaram no ano de 1950 quando Edgar Kittelmann, Sérgio P. Machado (na época presidente do Clube Excursionista Farroupilha) e seus amigos tiveram a idéia de alcançar o topo do Pico dos Gravatás, localizado no conjunto de morros do Itacolomi, em Gravataí.



Após a definição e reconhecimento da parede a ser vencida notaram que técnicas de escalada em rocha precisavam ser empregadas. Foi então que Edgar e seus amigos tomaram a iniciativa de procurar informações ou alguém que se dispusesse a lhes ensinar técnicas de segurança. Em Porto Alegre, encontraram o professor Giuseppe Gâmbaro que era educador físico, trabalhava na Sogipa e possuía larga experiência esportiva. Praticara esqui e trabalhara como guia de montanha na Itália. O que mais chamava a atenção em sua história é que já havia tentado realizar algumas ascensões nas paredes do Itaimbezinho - cânion localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul.
A partir deste momento foram muitas as semanas de preparação. Além da experiência o grupo adquiriu: cordas de cisal, elos de corrente para a improvisação de proteções que seriam fixadas na rocha, distorcedores metálicos para a confecção de mosquetões e tacos de madeira para a confecção de escadas. Foi então que, em 1952, o grupo liderado por Edgar K. (portador de paralisia infantil) com equipamentos precários, força de vontade e espírito de aventura, alcançou o topo do Pico dos Gravatás.
Estava assim concluída a primeira via de escalada do Rio Grande do Sul denominada Via Sul e graduada como 5°.

Fonte AGMontanhismo

Nenhum comentário: