quinta-feira, 20 de março de 2008

Pracinha de Itacoatiara: Elevando o nível carioca

12/03/2008: [Por Caio Sharma]

A Praça Paulo de Tarso Montenegro, localizada em Itacoatiara, um dos mais belos bairros de Niterói, agora é conhecida como um dos picos mais irados de boulder do Estado do Rio. Pouco se fala da Pracinha, o lugar no Rio com a maior concentração de boulderes difíceis por m², mas muita coisa acontece lá nos finais de semana. De uns tempos pra cá, muitos boulders difíceis têm sido abertos lá, sendo esse o motivo pelo qual escrevo esse mini-artigo.

Todo ano um escalador diferente vem conhecer a área, já recebemos aqui a visita dos melhores escaladores do Paraná, de Brasília, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de alguns gringos. A Pracinha conta com vários blocos de gnaisse com alguns veios de granito que abrigam dezenas de boulders, esses que variam de v0 à projetos que podem chegar à v13 (?). Mas todos possuem uma alta qualidade de agarras e movimentos. Por exemplo, na Pracinha você pode entrar em v0’s altos com agarras boas, boulders que todos gostam de fazer, pra dar uma aquecida ou pra apreciar uma boa escalada.

Acho muito importante que aja um intercâmbio entre nossas áreas de escalada, e isso é facilmente resolvido com os festivais, mas na Pracinha isso não é tão simples: a praça é cercada por casas, assim como em todo o bairro de Itacoatiara, já que o mesmo é um bairro totalmente residencial, não podendo haver comércio. Por isso, aguardem, pois em breve estaremos fazendo um ITACOABOULDER, algo desse tipo. Mas vamos deixar de lado os problemas e falar logo dos boulders. Na Pracinha, há, catalogados, 20 boulders acima de v8. Pra vocês terem noção da comodidade que é, só no Bloco do “Fiapos” tem

O acesso ao local é ridículo, vocês param seus carros embaixo dos boulders pra dar uma escova, isolar um move. É super tranqüilo! Sempre tem gente escalando lá nos finais de semana, então vale muito a pena ir no pico, como eu disse, tem boulders lindos de todos os graus, faço aqui uma lista dos clássicos do lugar:

Se forem na Pracinha não deixem de entrar nesses boulders, alguns nem comem a pele, por isso e por seus lindos movimentos vale a pena entrar neles! E além dos boulders, a Pracinha conta coma pequena falésia com algumas vias de 4 à 5 costuras e variando de 6° sup à 9a. Se estiverem com tempo, dêem uma entrada nas vias, são todas com moves técnicos para dar uma relaxada nos bíceps após um tour pelo Rio visitando a Barrinha e o Campo Escola 2000, por exemplo. Então galera, o convite está feito! Venham conhecer a Pracinha de Itacoatiara que eu lhes garanto que em breve vocês estarão de volta! Abraços e boas escaladas à todos!

Caio Gomes tem 19 anos e tem patrocício da Kioshi Terapias Orientais, Snake, VDOZE Agarras, Mr. Rock e Lechen.

Links relacionados:Guia de Boulder de Itacoatiara (Daniel Olho) com croquis da Pracinha e do Oriente.

Fotos dos Boulders da Pracinha e do Oriente no site do escalador Daniel Olho.

Para maiores informações sobre escaladas em Niterói, acesse o Guia Digital do Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM).

Artigo ViaCrux (15/12/05): Velha Fórmula, Escaladas no Bananal e Oriente em Itacoatiara (por Fábio Muniz).

VideosYoutube: Cabeça Ativa (V5) Pracinha de Itacoatiara.

Youtube: Experimento (V9) Pracinha de Itacoatiara.

Youtube: O Ditador (V7) Pracinha de Itacoatiara.

Youtube: Boulders do Oriente I Blocos do Oriente, Itacoatiara.

Youtube: Boulders do Oriente II Blocos do Oriente, Itacoatiara.


Um comentário:

Olho disse...

Fala amigo Caio,agora o guia de boulder de itacoatiara se encontra no www.bouldersitacoatiara.multiply.com
Com mais informações e sendo atualizado gradativamente.
Grande abraço
Daniel Olho