sexta-feira, 7 de março de 2008

Medo de Queda

Alguns dos escaladores dos quais admiro muito é o André "belê" Berezosky. Sempre muito reservado a conversas, e muito mal interpretado por isso. Sempre foi um exemplo de dedicação em treinos e na escalada. Este Artigo escrito em seu site, resume bem como ele dentro da escalada é um profissional sem sombra de dúvida.

Muitas horas de treino em ginásio, todas suas ecônomias investidas no melhor equipamento e os resultados não chegam. Será porque o medo limita suas possibilidades como escalador quando está guiando? Não temos a receita da valentia, mas as linhas a seguir o ajudarão a LUTAR CONTRA O MEDO DE CAIR.Não há dúvida de que para se tornar um bom escalador, rápido e eficaz você tem que treinar muito. Os medos mais enraizados, as relações sociais, companheiros de escalada desatentos, não sentir a necessidade de provar a si mesmo ou simplesmente ter caído pouco, são os fatores que podem limitar o rendimento na escalada - principalmente nas mulheres.

Rumo ao Objetivo

Para alcançar a meta desejada não existe remédio senão fazê-la passo a passo, tanto guiando vias fáceis quanto trabalhando uma via mais difícil, e de vez em quando escalar à vista alguma via que esteja em seu limite ou acima dele.Existem muitas boas razões para se tornar um escalador que sempre vai guiando, e não “chupando” corda ( top rope ). Uma, é que, ao encadenar uma via guiando, não resta nenhuma dúvida de tê-la feito sozinho (sem ajuda da corda). Melhor ainda, a corda não está à frente do seu rosto atrapalhando a paisagem. Quando olha para cima não há nada, somente parede. Com o tempo, você se concentrará somente nos movimentos mais próximos ( neste momento você conhecerá melhor seus limites e suas forças ). O top rope bem dosado pode ser benéfico para progredir, mas pode constituir uma barreira. Escale guiando e aos poucos.Lembre-se sempre de que se pode adquirir maus hábitos praticando o top rope em excesso, como se jogar de qualquer jeito nas agarras no lugar de utilizar a técnica, a precisão, a eficácia e a habilidade necessária para conseguir graus mais altos.

Apredendo a Escalar Guiando

Comece guiando em graus que estejam bem abaixo da dificuldade na qual cairia em top rope. Experimente “triunfar” guiando antes de iniciar as quedas.Há pessoas que acabam consigo mesmas ao afirmar que: se podem subir um 6º em top rope, então escalar um 5º guiando não vale a pena. Acreditam que nunca serão capazes de escalar guiando em seu limite, por isso voltam rápido a escalar de segundo. Quando for escalar com seus amigos, insista em escalar guiando tantas vezes quanto eles, ainda que tenham um nível superior, não haverá problema de lhe fazerem segurança em vários 6º depois de vê-los entediados trabalhando um 9 ou 10º. A única maneira de conseguir uma boa predisposição para escalar guiando é escalando muito guiando, sendo assim, dividir o tempo com os amigos é imprescindível.

Medo de Cair

Se faz tempo que você tenha caído pela última vez ou nunca tenha voado, então prepare sua mente para cair (sobre um bom parabolt ou em ginásio) a altura do peito. Isso, em geral, elimina qualquer dúvida irracional sobre a resistência das ancoragens, a ruptura da corda, etc. Pessoalmente, creio que dá mais medo saltar premeditadamente de 2 metros de altura, do que cair inesperadamente de 4 metros enquanto se tenta fazer algum movimento difícil. Ao invés disso, trate de fazer vias que sejam seguras mas difíceis e deixe que ocorra o que tem de acontecer.Também ajuda, utilizar ou descobrir, truques mentais que contribuam para superar o medo de cair. Por ex.: se for tentar uma via à vista, que seja difícil para você, estude as quedas potenciais antes mesmo de encordar-se. Se essas quedas não forem perigosas ( bicos de pedras, platôs, etc. ) trate de se convencer antes de começar a escalar de que nada acontecerá, assim poderá relaxar e se concentrar por completo no encadenamento da via.

Encadenando ao Limite

Outro bom sistema para aprender a escalar guiando é trabalhar certas vias. Escolha um projeto ao seu alcance “mas não muito fácil” e comece trabalhando em top rope ou clipando desde baixo (mesmo que precise pendurar-se nas costuras). Uma vez aprendido os movimentos, tente encadenar a via sem quedas. Este sistema impressiona menos do que escalar à vista, e constitui por si mesmo um incrível processo de aprendizagem. Também é o método que utilizam muitas das estrelas da rocha para encadenar suas vias mais difíceis.A confiança em sua segurança é essencial para tornar-se um bom guia de ponta de corda. Pessoalmente é mais agradável escalar quando quem faz sua segurança está atento, já que a escalada esportiva possui costumes diferentes da escalada tradicional em relação a segurança.Procure um segurança que deseja sinceramente que você tenha êxito, que anime você a buscar formas diferentes, que seja rápido em avisar se acidentalmente você clipar a corda errado, se enroscar a perna na corda, ou que este “segue” lhe dê a corda rápido quando for costurar.

A vista com Vista

Sem dúvida todo mundo tem dias inspirados e dias desastrosos, mas, sobre tudo, escalar guiando à vista esgota menos mentalmente quanto mais vezes você praticar. Quanto maior o medo de cair, mais convencido você tem que estar para seguir desafiando a si mesmo e ter a certeza de que irá progredir.A escalada à vista é muito mais aventureira e potencialmente mais estressante, mas também muito mais gratificante. Subir à vista pode ser que diminua algum grau do seu nível habitual, mas tem seu lado positivo. Por ex: não perder tempo esperando que alguém lhe diga os movimentos ou vendo como alguém subiu antes. E o que é mais importante, pode ser que quem faça a via antes de você não encontre a melhor seqüência de movimentos e a faça parecer mais difícil do que é, e isto te desconcentrará.

Dedica-se Já

Escalar guiando e escalar em top rope são, psicologicamente, esportes diferentes, assim, decida-se por ser um bom escalador guiando, que com o tempo tudo chegará. Um dia irá provar uma escalada à vista acima do seu limite e terá o momento da sua vida. Seguramente irá pensar que não pode seguir nem um segundo a mais pendurado em top rope. Fará um dinâmico não muito ajeitado mas acertará. Pode ser inclusive que faça uma tentativa a mais enquanto sua mão escorrega de uma boa agarra, e sua cadeirinha chore por não poder pendurar-se na corda.

Surpreenda a si mesmo e a todo mundo desfrutando do sonho de encadenar uma via guiando.

E que Fique Claro

Se você tem um bom segurança, o seguinte passo é marcar desafios pessoais tratando de fazer vias cada vez mais difíceis (evidente, não?).A coisa é muito simples: se não desafiarmos a nós mesmos em algumas vias mais difíceis, nunca vamos descobrir nossos verdadeiros limites.

Nenhum comentário: