sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Morre Sir Edmund Hillary o primeiro homem a escalar o Everest


Morre o primeiro homem a escalar o monte Everest ,Sir Edmund Percival Hillary falece aos 88 anos, na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, Hillary foi um ícone em sua época pelo feito histórico de escalar o monte mais alto do mundo . O feito de Hillary foi realizado no dia 29 de maio de 1953, quando conseguiu chegar ao cume do monte, a 8.850 metros de altitude. Ele foi acompanhado em sua excursão pelo sherpa Tenzing Norgay, outra lenda do alpinismo. A saúde de Sir Edmund havia piorado consideravelmente desde abril do ano passado, quando ele sofreu uma queda durante uma visita ao Nepal. A causa de sua morte não foi anunciada, mas ele estava doente há algum tempo e a imprensa local disse que ele estava com pneumonia.
O alpinista, recebeu o título de cidadão nepalês em 2003 pelo seu feito histórico. Desde que conseguiu escalar o Everest, Sir Edmund dedicou sua vida para ajudar os sherpas (guias) da região Kumbu do Nepal, mas sem muito sucesso pela inconsistência política do local. Mesmo assim, o pioneiro conseguiu arrecadar fundos para construção de escolas e melhoramento da infra-estrutura da região através da sua fundação, que leva seu nome. Sir Edmund Percival Hillary foi nomeado cavaleiro da Ordem do Império Britânico em 16 de julho de 1953; membro da Ordem da Nova Zelândia em 1987 e, finalmente, membro da Ordem da Jarreteira em 23 de abril de 1995.

"O lendário alpinista, aventureiro e filantropo é o neo-zelandês melhor conhecido a já ter vivido", disse a primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, ao anunciar a morte de Hillary. Hillary era o neo-zelandês mais conhecido no mundo e sua foto está na nota de cinco dólares do país. "Ele era uma figura heróica que, não só escalou o Everest, mas viveu uma vida de determinação, humildade e generosidade", disse a premiê. Após o Everest, Hillary realizou uma série de expedições ao Pólo Sul e ao Himalaia.

Sir Edmundo Hillary, além de ser talvez um dos mais famosos alpinistas e ícone frente à mídia mundial (ao lado do Messner) por incrível que pareça,não era um alpinista no sentido pleno : ele mesmo se intitulava “apenas” um fazendeiro da nova Zelândia... (até parece)... Mas o mais importante é que este homem simples, de caráter sincero e honesto (e as suas açoes falaram por si mesmo durante toda a sua vida), durante toda a sua vida criticou aexploração comercial das montanhas (e o conseqüente circo montado em torno disso) e lutou por trazer melhores condições de vida para o povo indiano e em todo o altiplano no Himalaia (hospitais, escolas, pontes....).Morre um grande homem.

Abs e boas escaladas neste fim de semana,Davi Marski

Nenhum comentário: