E também sobre os "Amantes das Montanhas", escaladores com mais de 60 anos que praticam escalada, hoje posto uma que saiu no site da AGM(Associação Gaúcha de Montanhismo)
A foto logo abaixo é um belo exemplo que demonstra a máxima "antes tarde do que nunca". Publicada recentemente em um anúncio da marca Patagônia, tanto na Climbing Magazine como na Rock & Ice, publicações americanas sobre escalada, a imagem fala por si só.

Deste modo, nem é preciso ficar dizendo aquelas bobajadas sobre "motivação na terceira idade", "exemplo de vida", blá-blá-blá... o senhor na foto dá muito bem o seu recado, fazendo simplesmente o que ele parece gostar muito (apesar da aparente expressão de sofrimento!): escalar. O nome dele é Stimson Bulitt, de apenas 83 anos. Aliás, diga-se de passagem, em termos de estranheza, o nome dele só perde para o filho da grande Lynn Hill, o indubitavelmente fofo, Owen Merced.Stimson aparece aqui, passando pelo crux da via Illusion Dweller (5.10b), uma fenda de mão de 5 estrelas e de cerca de 36 metros que fica no Real Hidden Valley em Joshua Tree. O escalador carioca Marcelo Braga já fez a via em 1987 e disse que se trata de uma via clássica do lugar. Feita toda em móvel, tem ótimas opções de proteção, mas apesar disso não é de graça, com direito a um crux esquisitão.Segundo uma lista de discussão na Internet, Stimson, de Seattle nos EUA, além de escalador é advogado. É curioso informar que ele começou a escalar com cerca de 50 anos de idade. Nessa mesma lista (surpresa!), o pai do bouldering moderno, John Gill, no alto dos seus 62 anos, faz uma bela citação:"Como outros que começaram tarde na vida, ele trouxe um gosto extra para as suas escaladas, como se o novo esporte tivesse dado a ele uma segunda juventude". [Dorothy Pilley, em seu livro "The Climbing Days" (1935), escrevendo a respeito de um amigo que havia começado a escalar depois dos 40 anos de idade].E se alguém achar que até os 83 anos ninguém se garante, de repente até os 52 anos pode se ter pelo menos alguma esperança: vejam o exemplo do jornalista e escalador Errin de Luca, que em 2002, mandou um 10c na Itália. Ele fez o sexto redpoint da via "La Teoria dell'8a", originalmente conhecida como ""Viaggio = infinito", um espetacular 10c (5.14a) de 20 metros que atravessa a Grotta dell'Arenauta em Sperlonga, na Itália.Em meio a tantas cadenas de vias de 10c nos últimos tempos, algumas feitas até mesmo à vista, a notícia se destaca devido ao pequeno detalhe: Errin tinha, na época, exatos 52 anos! E se isso não serve como motivação suficiente para quem fica se lamentando todos os dias: "Ah! estou fraco!", "Ah, nunca vou mandar essa via", ou para quem acha que a escalada esportiva termina quando você chega na fase dos "entas" (quarenta, cinqüenta, sessenta...), acrescente o fato de que o coroa mutante não usa magnésio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário