sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Duas ótimas notícias - Repassando

Olá a todos e todas, No dia 13 de setembro, sábado, o presidente Lula virá ao Rio para assinar, finalmente, o decreto que amplia o Parque Nacional da Serra dos Órgãos em direção à estrada velha de Petrópolis, incluindo nele a Agulha de Itacolomi e aquele chapadão enorme por cima de Magé e as matas (infestadas de caçadores) no seu entorno. Os estudos prévios são muito consistentes e foram feitos mais ou menos com a mesma metodologia prévia do P. E. Cunhambebe.

Mas nesse dia teremos outra coisa muito boa: o Rômulo Mello, presidente do Instituto Chico Mendes, também virá ao Rio para assinar a nova Portaria de uso público do órgão, banindo oficialmente a figura dos condutores de visitantes obrigatórios para se entrar em um parque nacional! Haverá exceções, no entanto, com as quais, aliás, concordo plenamente: no caso de sítios arqueológicos (pinturas e gravuras rupestres) e cavernas com decoração frágil (espeleotemas delicados) onde não houver vigilância permanente, pois o gestor da unidade não pode correr o risco de tê-los vandalizados por algum débil mental.

Esta portaria decorre de diversos fatores, como a constatação de muitos chefes de parque de que esta prática gerou muito mais problemas do que solucionou, e tomou-se como exemplo positivo o caso do próprio Parque da Serra dos Órgãos, cujo administrador, Ernesto Castro, construiu, em parceria estreita com a FEMERJ, um modelo que deverá servir de base para o restante do país. Ela decorre também do empenho do Minc em honrar o compromisso assumido com os montanhistas (e, por extensão, com os demais praticantes de esportes de aventura) no CEB há uns dois ou três anos atrás de que lutaria para rever esta questão - e, agora, com ele em posição privilegiada para cumprir a promessa, temos aí o resultado.

Eu não esperaria que do dia para a noite a obrigatoriedade acabasse em todos os parques: creio que em alguns haverá um período de transição, pois a coisa ficou muito arraigada e, claro, surgirão algumas resistências, mas a decisão está tomada. Parabéns para a FEMERJ, para o Ernesto Castro e sua equipe, para o Minc e a nova administração do ICM-Bio e para todos nós. Agora, com o direito assegurado, precisamos ser também bem cuidadosos com os nossos deveres nesse processo.

Abraços,

André Ilha

Nenhum comentário: