sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pancas a cidade paraiso

Pra quem curte praticar esportes, Pancas é um ótimo destino.Apesar da pouca infra-estrutura para receber o turista ,os atrativos e a simpatia de seus moradores compensa a viagem, a cidade tem opções para todos que gostam de praticar esportes ao ar livre, do Vôo livre a escalada, passando por ótimas trilhas e cachoeiras.

O vôo livre

A rampa Clementino Izoton, localizada na Pedra da Colina, em Pancas, é considerada pelos praticantes como um dos mais belos locais de vôo do Brasil, ela já foi alvo de muitas competições importantes, nela existe a possibilidade de vôos 'cross-country' (de longa distância) em direção a Colatina e Linhares, além de térmicas fortes.

Trilhas
Uma opção é subir a trilha que leva a rampa de vôo livre caminhando, vale à pena, caminhada tranqüila, passando quase toda por dentro da mata.

Outro lugar que merece uma visita é o Salão de Pedra ou Gruta do Índio, Localizado próximo a sede do município, a gruta é formada pelo posicionamento e encaixe de rochas gigantes, antigas historias afirmam ser local de antiga moradia, pelo mato e lavouras ali existentes. Os relatos de moradores também afirmam ser possível entrar pela sua base e escalar uma chaminé que leva ao cume das rochas que a formam, algumas dezenas de metros acima. Possui salões de rocha relativamente grandes no seu interior, levando a crer que, realmente, o local foi moradia de índios no passado.

Escalada

Pedra da Agulha - É a segunda maior chaminé do Brasil com 500 metros de altura, é nela que fica a via de escalada chamada Chaminé Brasília, um imenso sistema de fendas largas e chaminés de larguras variadas, com cerca de 400 metros de extensão, classificada como sendo de 6º grau, devido à sua extensão e constância, ainda que não possua passagens individuais mais técnicas, a Chaminé Brasília já derrotou muitas cordadas modernas, que foram perdendo gás ao longo das entranhas da montanha.

Além da Pedra da Agulha, existem algumas outras montanhas desconhecidas e outras nem tanto como:

Pedra do camelo - Considerado o principal cartão postal da cidade; possui 720 metros de altura, localizada na comunidade de Palmital, fica a 3 km da cidade.


Pedra do leitão

Esta a 4,5 Km do Centro da cidade, pra chegar até ela é preciso seguir ate a comunidade Paranazinho.


Pedra da caraA montanha recebe este nome, porque ao olhar para ela, se vê a forma de um rosto de perfil. Esta localizada na comunidade São Pedro, possui aproximadamente 600 metros de altitude.

Pedra da gaveta
Fica a 3,5 Km do centro da cidade, ela possui uma via de escalada com 700 metros de extenção.

Para que pretende ir a Pancas, fica aqui a dica de como chegar:
Pancas situa-se cerca de 180km ao norte de Vitória, siga pela BR 101 até João Neiva. De lá, simplesmente siga as indicações para Pancas. Você sairá da BR 101 e entrará na "Rodovia do Café". É só ir seguindo a rodovia e as placas. Não tem erro.
Você passará por Colatina. De Colatina a Pancas são 52km. Próximo à metade deste trecho, há o trevo de Ângelo Frechiani. Faça o trevo. Aí são mais 23km. A viagem a partir do Rio de Janeiro é de aproximadamente 750km. De avião a melhor opção é até Vitória. Depois, de ônibus, a ligação com Vitória é feita 2 vezes ao dia pelas viações Pretti e Águia Branca ao custo aproximado de R$ 25,00 , nos horários de 7:15 e 15:30. O telefone da agência de passagens local é (27) 3726-1245. Para entrar em contato direto com a empresa Águia Branca, no disque passagem, ligue para 4004-1010

Outros pontos turísticos panquenses são:

Cachoeira do Bassani - Localizada a 3 km do centro da cidade
Cachoeira de Santa Ana - Um pouco mais distante, a 40 km da sede
Cachoeira e Prainha do São Luís - Esta bem próxima a cidade, a 2 km da sede
Cachoeira do Moraes - Vila Verde, um distrito próximo.
Parque das bromélias, na comunidade de Palmital e a unidade de conservação dos Pontões Capixabas e outras tantas opções.

Para que não conhece, ou só conhece a cidade de Pancas por foto segue link para uma câmera instalada no alto da rampa de vôo livre, em dias claros e sem nuvens é possível ver algumas magníficas montanhas, entre elas, a Pedra da Agulha e do Camelo.

Link para a Câmera

Se pedir senha:AVLP
AVLP

obs:Alguns Textos foram retirados da internet, cito a baixo algumas fontes da pesquisa

Fonte de pesquisa :

Século Diário

Webventure

AVLP-ASSOCIAÇÃO DE VÔO LIVRE DE PANCAS

Clube Excursionista Light

Para saber mais visite o site: Pancas online

Nenhum comentário: