sexta-feira, 30 de novembro de 2007

TÉCNICAS - QUANTO MAIS LEVE, MELHOR SE ESCALA. SERÁ???


Nesses 12 anos já vi muitas técnicas, táticas, tendências e estilos passarem pela escalada esportiva, muros ficando cada vez mais negativos, agarras crescendo, mas ficando abauladas, movimentação ficando mais dinâmica, treinamentos mais eficientes, enfim, o último aperfeiçoamento que veio foi em relação à alimentação. Os atletas se deram conta que melhorando a alimentação pode-se melhorar o desempenho em treinos e competições, não que você vá sair escalando cinco graus mais fortes um uma semana, mas se nas vias --você --conseguiu --atingir-- -algumas
agarras a mais, esta alimentação já veleu a pena! Dentro de todas as táticas nutricionais para escalada esportiva talvez a mais conhecida e com certeza a mais evidente é a perda de peso durante os treinos e na fase pré-competição, pois na escalada a força por si só não quer dizer NADA! O que tem sim importância é a relação força x peso, quanto mais leve, menor trabalho muscular e melhor eficiência e desempenho na via. Mas na prática não é isso que se vê, é cada vez mais comum ver escaladores (motivados e com boa intenção, mas talvez um pouco mal informados) perdendo, ou querendo perder peso de qualquer maneira, as vezes muito rápido, as vezes muito peso. Quero salientar neste texto que assim como tudo na vida, o peso na escalada também tem um meio termo, pois quanto mais leve melhor será sua escalada e quanto mais desnutrido você e seus músculos pior será sua escalada. Existe um tipo de avaliação nutricional que se chama “Avaliação Subjetiva Global” , onde somente em aspectos visuais como exposição de partes ósseas, consistência dos cabelos, cor de pele, etc, pode-se diagnosticar o estado nutricional. Com esta avaliação já vi alguns poucos casos de desnutrição aguda grave, isto devido a vontade acelerada de emagrecer rápido ou demais para uma boa performance ou estética. De uma maneira geral o que sempre aconselhamos é um emagrecimento de no máximo 1Kg por semana, isto em casos extremos, e pra cada kilo perdido não voltar é necessário 1 mês de “vigília” para o organismo não querer ganhar-lo de volta. Em atletas o caso é mais delicado pois normalmento os atletas já tem um baixo peso e se “passar do ponto” o atleta chega na data do evento com uma fraqueza e indisposição muito significativas e põe tudo a perder no campeonato, ou melhor, na alimentação. Na escalada não tem categoria por peso mas muitos escaladores emagrecem para melhorar a performance, e por alguns emagrecerem muito mesmo a IFSC (International Federation of Sport Climb) estabeleceu uma nova regra que em breve vai entrar nos campeonatos, o(a) escalador(a) não deve ter um IMC menor que 18,5. IMC é o Ìndice de Massa Corporal, uma relação que se analisa a distribuição do seu peso pela sua altura através da fórmula Peso/Alt2. Com esta nova regra provavelmente alguns escaladores do mundial terão que comer um pouco mais ou não irão competir. Em outras modalidades, normalmente em lutas, alguns atletas perdem peso, as vezes só líquido para a pesagem oficial e assim entram em uma categoria abaixo do seu peso real, como a pesagem é feita algumas horas antes o atleta pode repor as vezes até 5 a 6 litros de liquido antes da luta. Claro que essas práticas são as mais extremas vistas e são extremamente maléficas a saúde.Portanto muito cuidado, pois o baixo peso, baixa porcentagem de gordura corpórea, bem nutrido e bom desempenho são bem proximos de desnutrido, fraqueza, indisposição e péssimo desempenho, informe-se e otimize seu desempenho.Bom apetite e bons treinos.

César Grosso______ Escalador - Bi-Campeão Brasileiro de Escalada Esportiva 2003/2006______ Nutricionista – Criador do Sistema CNutri de Alimentação Inteligente______ Colunista e colaborador do site http://www.brasilvertical.com.br/

Mountain Voices


Foi atualizada a versão online do Mountain Voices.



quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Para Que Os Sonhos Não Desapareçam

Basta Que As Pessoas Não Os Abandonem

http://acamanavaranda.blogspot.com

Pessoas Fundamentais: Entrevista com Sérgio Tartari

Confiram a entrevista que está no site Brasil Vertical, com um dos melhores escaladores nacionais, Sérgio Tartari, que já esteve em picos como Cerro Torre e as torres do Trango. A entrevista foi feita por outro grande montanhista brasileiro, Bito Meyer, que em breve estará nas páginas do site Na foto Sérgio Tartari em Conquista.


Pra acessar a entrevista clique no link:
http://www.brasilvertical.com.br/m_capa_3.html

Fonte:http://montanhas.wordpress.com/

Somos todos espelhos

Se as crianças se espelham em nós, quem estamos sendo para elas? Como estão vendo nossas atitudes em relação aos outros, mais velhos ou mais jovens, com o restante da nossa família e até mesmo com relação a elas mesmas? E para nossos amigos é a mesma coisa: muitas vezes se espelham em nós, querem seguir nosso exemplo, ter as mesmas atitudes, talvez não serem iguais, mas pelo menos parecidos. Percebemos assim nossa parte de responsabilidade para com o mundo e aqueles que nos cercam.

~ Letícia Thompson ~
Nascemos todos, certo, com uma enorme bagagem genética. Carregamos em nós traços, expressões, modos de ser daqueles que nos antecederam. Mas à partir daí, saímos em busca de identidade.
Nossos primeiros espelhos são nossos pais, a família, aos quais nos jogamos de braços abertos, sem questões. É a confiança que se instala desde a mais pequena idade. Julgamos que se nossos pais fazem, podemos fazer, pois eles devem saber o que é bom ou não. Crianças imitam, quando ainda não sabem construir sozinhas. A linguagem é a maior prova disso.
Nem todo mundo tem essa consciência e nem se dá conta do peso da responsabilidade que ela acarreta. Achamos que a vida forma as pessoas, mas nos esquecemos que somos os primeiros espelhos nos quais elas se refletem.
E nós que queremos o melhor para os nossos filhos, que sejam bons, grandes e bem sucedidos na vida, somos a pedra fundamental do que eles serão mais tarde. Nossas atitudes em relação à família, nossos valores, nossa maneira de gerir os problemas e aprender a lidar com eles, tudo isso vai ficando naqueles pelos quais somos responsáveis. É como se fôssemos adiante, com uma lanterninha, mostrando o caminho, que eles seguem, misturando assim o que vêem a essa bagagem que já vêm carregando e formam assim a própria personalidade.
Depois, vêm os amigos, a escola, o meio em que se freqüenta. Tudo isso vai espelhando e formando o eu de cada um e isso continua vida à fora, mesmo na idade adulta.
Somos todos pessoas importantes para outras pessoas e podemos influenciá-las positiva ou negativamente. Amigos são grandes espelhos.
Daí a importância de sermos pessoas boas, honestas, pacientes, corajosas, espelhos nos quais outros poderão se olhar e se encontrar.
É preciso refletir sobre isso: que tipo de espelho estamos sendo para nossos filhos, nossos grupos de amigos, trabalho e sociedade em que freqüentamos? Somos do tipo "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?" Bom é lembrar que muito mais que de palavras e conselhos, as pessoas ouvem e vêm exemplos.
Cristo deveria ser o maior espelho de toda a humanidade. Ele falou sim, mas muito mais que isso, viveu, calou, mostrou, fez. Nos refletindo nele, evitaríamos muitos dos desastres pelos quais atravessamos. Seríamos, assim, espelhos refletindo o bem, para o bem daqueles que amamos.

Fonte do texto:http://www.minhasperolas.com/mensagens/somos_espelhos.htm

Spray Trailer

Para quem pensa que filmes de escalada se resumem à produtora BigUp Productions e Sender Films, a BS productions mostra que não.Em mais uma produção com ângulos inovadores, e fotografia bonita, o filme conta as aventuras de dois escaladores em boulder e vias.Confira o trailer aqui :




detalhes do filme : http://www.spraymovie.com/

Fonte:http://pempem.blog.uol.com.br/

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

OS ELEITOS DE GOTHAM CITY


Postei a um tempo atrás aqui sobre o filme "Into the Wild " em portugues (Na natureza selvagem) baseado no livro do escritor e escalador Jon Krakauer , pois ele ja começou bem, o filme de Sean Penn , que tem trilha sonora de Eddie Vedder , leia-sse Pearl Jam ,levou ontem à noite o prêmio Gotham como melhor filme. Antes Que o Diabo Descubra que Você Está Morto e Talk to Me dividiram o troféu de melhor elenco, Ellen Page (Juno) foi revelação do ano e Sicko foi escolhido melhor documentário. Os Gothams são o fruto de uma cisão do Independent Feature Project que deixou os Independent Spirits em LA. Em seus primeiros nove anos os Gothams eram fechados com a cena novaiorquina, que é, de toda forma, cem por cento independente e voltada para a Europa. Aos poucos começou a se abrir mais para outros independentes, mais ainda é um dos troféus mais estritos da temporada do ouro.Importam? Importam. Como já foi comentado em outros blogs americanos, o prêmio coloca o filme de Sean Penn como o primeiro a receber alguma láurea de peso. E há um grande respeito pelos Gothams entre os Acadêmicos baseados em Nova York.


É aguardar o filme chegar por aqui pra conferir, EU NÃO VEJO A HORA.

Pra quem quiser conferir uma prévia do filme:http://www.intothewild.com

Filme de escalada com belíssimas imagens

Mais uma produtora de filmes que eu não conhecia, fiquei impressionado com as imagens, o filme parece ser muito bom.


Para quem quiser conferir um pedaço do video:http://www.totempole.fr

terça-feira, 27 de novembro de 2007

HighLine Pedra da Gavea

Vacas sinistras: hard grit


O site da Alpinist, uma das melhores revistas de montanha do planeta, disponibiliza a TV Alpinist, patrocinada pela marca North Face. No link, um trailer de escalada trad em “E”. A cotação “E” é original da escalada inglesa e significa “Exposição”. Acompanhado de números, o E significa o grau de exposição em caso de queda. Já foram escaladas vias de até E11, e supostas E12, cujo grau de exposição é de queda grave ou até fatal, podendo “dar chão”. As vias, além de alto grau de dificuldade esportiva, são “trad”, por usarem somente, ou quase integralmente, equipamentos móveis e peças como friends, hexes, nuts e micronuts. Mais fácil que tentar entender lendo, é assistir o vídeo.

http://www.alpinist.com/doc/web07f/video_ha_committed

Retirado do site:http://montanhas.wordpress.com

Louco??? Parte 2 por Luciano Fernandes


Louco?

Este post vai para todo mundo que pensa que sou "louco"(e outros adjetivos impublicáveis) de ficar escalando por aí.

Para este grupo de pessoas vazias afirmo : Não há prazer maior do que sair da cidade, com pouca coisa na mochila a não ser o extritamente necessário apenas para escalar. Não tem descrição possível para as pessoas que perdem a juventude, a saúde e a felicidade atrás de telas de televisões e computadores durante as horas de folga. O Post é escrito exatamente para quem vende as férias, quem perde a saúde, quem come qualquer porcaria, quem acha que o leite já sai em caixinhas das vacas.

O prazer de escalar uma via, qualquer via, de se superar, de escutar o silêncio e contemplar a vista do alto de uma via não há adjetivos. Nada compra este prazer.

Para quem acha que tudo está a venda, quem não tem amor a si mesmo, quem acha todo e qualquer escalador louco , são exatamente as pessoas que tem pavor de tomar chuva ao sair do carro, que tem medo de viajar em feriados, que tem pânico de sair da cidade, que não sabem andar na grama, que o objetivo de vida é comprar "coisas" no shopping, que tem vergonha de viver, e já morreu e não sabe. Tem pavor de caminhar, tem preguiça de viajar e tem paixão em apenas ficar reclamando da vida;

Para este povinho Cazuza escreveu "Me chamam de ladrão, de bicha e maconheiro, e transformam o país inteiro em um puteiro, porque assim se ganha mais dinheiro...",e da mesma maneira faço minhas estas palavras. Para quem a compra de "coisas" que irão virar sucata é mais importante que aproveitar a vida. Pessoas querem compensar a falta de virilidade com algum carro grande e novo.Isso porque o mundo é caro para quem dá valor somente a "coisas", e a vida de quem pensa superficial está sempre à venda. Pessoas assim não sabe dar valor na vida que tem, nem sabe aproveitá-la.

Aproveitar a vida é celebra-la. Seja escalando, seja surfando, enfim fazendo aquilo que acha necesário para celebrar a vida.

Pessoas que chamam de loucas quem ama a vida ,quem celebra a saúde e a natureza, exacerba a felicidade , adoram ficar escondido em casa com medo de sair. Ficar trabalhando nas horas vagas para que a vida vazia de horas vagas seja preenchido com o mesmo trabalho que o escraviza mentalmente. Que o transforma em zumbis. São estes humanóides que adoram ficar achando ridículo sair de casa, sem saber que elas mesmas são ridículas.

Quando estas mesmas pessoas urbanóides envelhecer cada frase que começará com um lamento. O lamento de não ter aproveitando a vida. Porque preferiu ficar vivendo sem ter vivido. Preferiu vender a vida, sem saber que caixão não tem gavetas. Porque no final a pessoa se tornará tao pobre, mas tão pobre, que terá somente o seu dinheiro.

Se eu prefiro ficar em contato com a natureza, respirar ar puro, priorizar minha saúde física e mental, não gastar meu salário em aquisições vazias, em saber de verdade que dinheiro não traz felicidade, que priorizar as amizades, as minhas paixões e não vender a minha alma, é a escolha de alguém que adora escalar e adora a vida que eu tenho. Isso porque é admissível ter o coração partido por alguma paixão fugaz, mas ter a alma vazia e oca é inadmissível.

Se sou louco porque eu vivo, louco por gostar de viver e celebrar isso escalando?

Sim sou louco.
Fonte:http://pempem.blog.uol.com.br/

Louco?????????????????

Quando alguém descobre que pratico escalada, a primeira coisa que me dizem é: Você é louco, isso não é coisa de gente, você é algum calango?
Doido? Talvez, mas como dizia Raul Seixas, "a arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal".
Pratico escalada a 4 anos, é algo que me faz querer sempre mais, mesmo morando em uma cidade, onde não existem muitas rochas e nem grandes montanhas, onde a maioria da população não pratica esportes ao ar livre, uma cidade que a cada dia que passa, se sente mais carente de áreas para a pratica de esportes.
A escalada para mim é vida, é a forma que achei de superar os problemas do dia a dia, é quando paro e me sinto vivo realmente, o contato com a natureza me faz valorizar cada dia mais a vida, e me faz ver o quão idiota somos ao destruir tudo que a natureza nos dá.
Escalar me faz repensar a vida, me faz ver o que eu quero pra mim, o contato com a natureza nos faz mudar velhos hábitos.



Louco:


 1 Psiq. Que sofre de perturbações psíquicas, que não está em seu juízo perfeito (eu estou)
  2 Que não é razoável, que contraria a razão, sendo, por isso, surpreendente, ou absurdo, ou arriscado
  3 Que se comporta de maneira extravagante, exagerada etc.
  4 Que tem paixão por algo ou alguém (Eu tenho paixão pela vida)
  5 Diz-se de quem faz coisas loucas (Eu ainda não rasgo dinheiro e nem corro atrás de avião)
  

"Os dias que os homens passam nas montanhas são os dias em que realmente vivem, quando as cabeças se limpam de teias de aranhas e o sangue corre com força nas veias; quando os cinco sentidos cobram vitalidade e o homem completo se torna mais sensível, podendo, assim, ouvir as vozes da natureza e ver as belezas que só estavam ao alcance dos mais ousados". Reinhold Messner.


Obs. Queremos que nossos filhos sejam felizes e educados, como?
Se tiramos deles o futuro, se vamos privá-los de ver as montanhas, o verde, o azul do mar, o por do sol, na velocidade que destruímos será muita pretensão minha dizer que se um dia for pai, quero ver meus filhos praticando escalada, só se for nas grandes paredes dos arranha-céus, ou nos montes de lixo que acumulamos a cada dia que passa.
Estamos maravilhados com nós mesmos achando que estamos voando, sem ver que o chão está cada vez mais perto e ele é beeeeeeem duro.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Amantes das montanhas

Escaladores com mais de 60 anos praticam o esporte e esbanjam saúde



Fonte:http://odia.terra.com.br/

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Vem ai o churrascalada



Mais um ano chegando ao fim, e com ele fica guardado na memória nossas vivências em meio a vida verticalizada. Mas ainda restam uns dias antes de 2008 chegar, e enquanto isso o momento é de escalar ainda mais e confraternizar... com este objetivo mais uma vez chega o CHURRASCALADA.

O evento acontece nos dias 01 e 02 de Dezembro no Complexo de Escaladas de Viana, ES. Uma área que vem se mostrando como uma das melhores da região da Grande Vitória, localizada a apenas 30 minutos da capital. O local possui diversas paredes onde predominam escaladas esportivas com mais de 20 metros de extensão, escalada em móvel, e boulders.

O evento tem como objetivo agregar em um final de semana, muita escalada, diversão e confraternização. A programação consiste em:

Sábado (01/12)
Durante o dia: Escaladas no Setor do Capeta, que abrange a falésia principal com 10 vias + Falésia do Estacionamento com 6 vias sendo 3 em móvel + Pedra da Irmandade com 1 via em móvel de 60 metros + área com 20 boulders.
No final da tarde e a noite: Confraternização com churrasco, boulder de mesa, slackline, etc. E pernoite em casa no local.

Domingo (02/12)
Café da manhã e escaladas no Setor do Pesque Pague, área que abriga 7 vias na Falésia do Neném e boulders.

VALOR

- R$ 30,00 > “Churrasco + Pernoite” (Comidas, Bebidas, Café da Manhã e Casa para Pernoite)
- R$ 25,00 > “Churrasco” (Comidas e Bebidas)

INSCRIÇÕES

Nos valores citados até o dia 29/11. Após esta data terá acréscimo de R$ 5,00.

Podem ser feitas diretamente com BaldiN (27-9998-4485), ou depósito na conta: Banco do Brasil, Agência 3436-3, Conta Poupança 12396-X, Variação 1, Oswaldo Cruz de Almeida Junior

OBSERVAÇÕES

- Para pernoite levar isolante ou colchão, e saco de dormir;
- Nas bebidas estão inclusos cerveja e refrigerante;
- Caso na véspera do evento as condições climáticas estiverem desfavoráveis, o participante deverá entrar em contato com a organização para confirmar se será realizado ou adiado.

- Mapa de acesso ao local:
http://www.ace-es.org.br/downloads/Mapa_da_Falésia_de_Viana.bmp

ORGANIZAÇÃO + INFOS



cel: (27) 9998-4485
e-mail: baldin23@yahoo.com.br
msn: planetavertical@hotmail.com

fonte:http://blogdobaldin.blogspot.com