
Fonte: Daniele Andrade Santos para a lista HangOn
Olá escaladores!
Ontem foi um dia mto triste pra muitos escaladores que como eu, tornaram a casa de pedra uma extensão da nossa casa.
Ao chegar no ginásio e presenciar um clima de tristeza (pra não dizer luto), percebi como aquilo afetou significantemente a vida de muita gente! Um bando de escaladores com cara de "cachorro que caiu do caminhão da mudança" se perguntando aonde iriam escalar daqui pra frente, ou pior ainda... se iriam continuar a escalar (diante dos inúmeros "contras" que exitem pra se deslocar da zona oeste pra zona sul de SP)
Tive a sensação de que muitos irão desistir. Muita gente que começou há pouco tempo.. a galerinha nova mas com muito potêncial, que investiu em corda e outros equipamentos...
Realmente é uma pena que isso esteja acontecendo. Porém... não acredito que fatos assim sejam considerados o início de uma "falência" anunciada do esporte! Pelo contrário, isso deveria ser encarado como um ponta-pé para uma evolução ou revolução da escalada.
Sou uma pessoa totalmente contra o choro do leite derramado, prefiro pensar em alternativas para a solução.
Conversei com muita gente ontem, que se viram na situação de contruir um murinho em casa ou até mesmo alugar o espaço da Casa de Pedra alguns dias da semana... Mas atitudes assim não contribuem em nada com a evolução do esporte.. pelo contrário.. só restringiria mais!
Fiquei pensando pq São Paulo, a maior cidade do país não possui um muro aberto a comunidade, em que se insentivasse e disseminasse o esporte pra outras camadas? Por que a escalada não pode ser desfrutada por quem não pode pagar uma mensalidade de 160,00 ou uma diária de 25,00? Pq com tantos clubes, associações, e grupos de escalada e montanhismo existentes na cidade até hoje não seguimos o exemplo do CUME ( da federal de São Carlos) ou o Geeu ( da Unicamp )? Pq é tão difícil a comunidade escaladora se unir e gastar energia pra desenvolver a escalada na cidade de São Paulo, ao invés de virar as costas pro problema e simplesmente ir escalar na 90 graus ou na outra Casa de Pedra? E se deus-me-livre uma delas venha a fechar? acabou a escalada em São Paulo?
Temos tantos parques, Céu´s, Sesc´s, etc que poderiam ser trabalhados, mas não sei pq não fazemos acontecer...
A sensação que tenho é que a comunidade escaladora de SP "elitiza" informalmente o esporte e diante de situações como essa passamos a restringir e selecionar quem pode e quem não pode praticar a escalada...
Não consigo entender algumas coisas nesse meio, talvez por pouco tempo que estou nele.. mas se alguém souber a resposta.. fique a vontade!
valeu
Um comentário:
Alex
Eu e meu irmão iremos abrir uma nova academia em SP em 2009
Mais informações no blog
Abs
Linha
Postar um comentário