Parque Nacional Aparados da Serra – RS

Araucárias predominam no parque

Cachoeiras e cânions marcam paisagem de Aparados
A área de mais de 10 mil hectares abriga os cinco maiores cânions do Brasil. A principal atração do parque, localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é o cânion Itaimbezinho. A formação é a mais imponente na região, com 6 quilômetros de extensão. Há trilhas que levam até sua borda, onde é possível avistar as praias do Rio Grande do Sul. Também existem caminhos que levam até as cachoeiras originárias dos cânions. Aparados da Serra é o parque mais visitado do país. Porém, há grandes índices de desmatamento da vegetação do lugar, formada em sua maioria por florestas de araucárias.
O parque tem um auditório para 50 pessoas, centro de visitantes, espaço para exposição de fotos, banheiros, lojas de artesanato e estacionamento.
Parque Serra dos Órgãos – Rio de Janeiro

Paredões de rochas e mata atlântica
É no meio das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Guapumirim e Magé que está encravado o Parque Serra dos Órgãos. Imensos paredões, inúmeras cachoeiras e a exuberante Mata Atlântica se espalham por 11,8 mil hectares, ideiais para a prática de trilhas. A melhor época para percorrer os caminhos do Parque da Serra dos Órgãos é no inverno, pois o clima seco ajuda a manter o pique da caminhada.
O parque tem espaços para acapamento próximos à portaria e centros de visitantes.
Chapada dos Veadeiros – Goiás

Trilheiros nos paredões em Veadeiros

Em Veadeiros, cristais "brotam" do chão
Considerado místico por inúmeros visitantes, é o local predileto para quem busca paz para meditar. Com 65,5 mil hectares, a Chapada dos Veadeiros fica no nordeste de Goiás e possui belezas carregadas de boas vibrações. Por estar localizado sob uma imensa placa de quartzo, há cristais “brotando” do chão. Também tem diversas cachoeiras, como a Salto I, com 120 metros de altura.
O parque é aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é permitida apenas com a companhia de um condutor de visitantes, e paga-se uma taxa que varia de R$ 3 a R$ 6 pela visita.
Parque Nacional do Jaú – Amazonas

Grande riqueza de fauna e flora amazônica
É o maior parque do Brasil, com mais de 2 milhões de hectares, e fica na Bacia do Rio Jaú. O local concentra a amior diversidade de aves e de peixes da Amazônia Central. Além de toda a exuberância da floresta, o visitante pode curtir as praias formadas nas margens do rio. O parque fica a seis horas de lancha a partir de Manaus. Deve-se evitar as visitas entre dezembro e abril, pois é o período mais chuvoso. Há alojamentos para pesquisadores e parada de barcos.
Parque da Serra da Capivara – Piauí

Pinturas rupestres são atrações na Serra da Capivara

Vista de uma das formações rochosas do parque
O parque, com 130 mil hectares, tem como centro a cidade de Teresina. Concentra em sua área inúmeros exemplos de pinturas rupestres, que atrai o turismo e ajuda a economia local em períodos de seca. Além do ecoturismo, este parque é voltado para a preservação arqueológica. É equipado com centro de visitantes, lanchonete e auditório.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

Pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses
Este parque foi criado para preservar a beleza dos lençóis de areia branca que pintam o cenário deslumbrante da região. São 155 mil hectares de montes e lagoas azuis, formadas pela água entre as dunas. É recomendável o acompanhamento de um guia.
Por enquanto o parque ainda não possui infra-estrutura para visitantes. Para conseguir acomodação, é preciso viajar 4 horas de barco até Barreirinhas, cidade próxima aos lençóis.
SERVIÇO
Ministério do Turismo
Como chegar:
Aparados da Serra: tomar a RS-020, partindo de Porto Alegre em direção a São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Partindo de Santa Catarina, pegue a BR-101 sentido Praia Grande
Parque dos Órgãos: seguir pela Rodovia Rio-Petrópolis (BR-040) até a Rodovia para Teresópolis e Avenida Rotariana, ou pegue a BR-116 (km 98), em Teresópolis
Chapada dos Veadeiros: pela BR-020, partindo de Brasília em direção a Formosa, depois seguindo pela GO-118 em direção a Alto Paraíso. Em seguida, pegar a GO-239 por mais 39 km em estrada de terra, que está em processo de asfaltamento
Parque do Jaú: acesso fluvial através do Rio Negro por meio de barco ou hidroavião. Acesso terrestre pela estrada Manacapuru/Novo Airão
Serra da Capivara: partindo de Teresina, siga pela BR-316, BR-343 e BR-230 até Floriano e depois pela PI-140 (BR-324) até São Raimundo Nonato. Depois, são 40km em estrada de terra até a entrada do parque
Parque dos Lençóis: acesso fluvial partindo de Barreirinhas, pelo rio Preguiças, acesso marítimo entrando no canal do rio Preguiças e acesso terrestre por meio da BR-135
Fonte: MSN Estilo de vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário