quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Aventuras Capixabas - Escaladas no Espírito Santo

Pedra da Jabuticaba (C) e do Coração (D)
Patrícia Duffles


Introdução

Em dezembro de 2005 publiquei na revista Headwall uma matéria do André Ilha sobre escaladas no Espírito Santo. Após ler recentemente na lista da FEMERJ sobre novas conquistas no Estado, especificamente em Águia Branca, local que a matéria detalhava em profundidade, achei que seria interessante publicá-la novamente, para assim, parafraseando o André, "estimular o maior número possível de escaladores "normais" a fazer vias aventurosas, mas acessíveis, em locais distantes como o ES."

Também me dá prazer publicar novamente a matéria, porque na edição 12 da Headwall, devido a questões de espaço, tive que editá-la significativamente, o que considero hoje uma pena, pois perdeu muito comparada ao texto original, sem contar as dezenas de fotos enviadas que não entraram.

Nessa nova edição a matéria aparece na íntegra, com muito mais fotos, e na última página anexei um relato sobre duas novas vias abertas em 2007 em Águia Branca, informações obtidas do site da FEMERJ, com a colaboração adicional da Kika Bradford e Mariana Candeia. Boa leitura, e principalmente, boas escaladas no Espírito Santo!

Filippo Croso

O Espírito Santo, com sua rica coleção de imensas agulhas graníticas, sempre mexeu com a imaginação dos escaladores cariocas. No entanto, isto não se traduziu num número proporcional de viagens até lá para explorá-las; pelo contrário, a despeito das expressões de espanto e respeito que estas montanhas espetaculares invariavelmente provocam nas rodas de conversa, apenas muito lentamente é que elas foram sendo subidas, quase sempre em levas, por grupos restritos de escaladores, que foram se substituindo ao longo dos anos para abrir fronteiras da escalada brasileira ainda hoje pouquíssimo visitadas. Mesmo as repetições foram escassas, e muitas montanhas imponentes aguardam, há décadas, sua segunda ou terceira ascensão...LEIA MAIS CLICANDO AQUI

FONTE:WEBVENTURE

Nenhum comentário: