sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Curso de Primeiros Socorros em Áreas Remotas

A Escola de Escalada Montanhismus e o Dr. Tiago Jabes Fernandez irão promover nos dias 15 e 16 de novembro um curso destinado a praticantes de esportes ao ar livre: montanhistas, escaladores, bikers, voadores, corredores de aventura…

Cronograma do Curso:
Sábado 15 de novembro:8:00 - 9:00 hrs – Teoria 1
Basic Life Support (suporte básico e reanimação cardio-pulmonar)
9:00 - 10:00 hrs Teoria 2
Introdução
Biomecânica do Trauma (quedas)
Avaliação Cena
10:00 - 10:15 hrs - Intervalo
10:15 -12:00 hrs Teoria 3
Equipamentos de proteção individual e métodos de barreira
Exame primário, atendimento e triagem START
Transporte e Comunicação
12:00 - 13:00 hrs – Almoço
13:00 - 14:00 hrs - Teoria 4
Vias aéreas e ventilação
Choque e hemorragias
Imobilizações
14:00 - 14:15 hrs – Intervalo
14:15 - 16:00 hrs - Teoria 5
Fraturas
Sistema nervoso central
Trauma de tórax
16:00 - 16:15 hrs - Intervalo
16:15- 17:00 hrs - Teoria 6
Obstrução de vias aéreas por corpo estranho
Queimaduras
Afogamento
Animais peçonhentos
17:00 -17:30 hrs - Discussão

Domingo 16 de novembro:
8:00 -10:00 hrs Prática 1
Suporte Básico e reanimação cardio-pulmonar
10:00 - 10:15 hrs - Intervalo
10:15 - 12:00 hrs Prática 2
Imobilizações I
12:00 - 13:00 hrs – Almoço
13:00 - 14:00 hrs Prática 3
Imobilizações II
14:00 - 14:15 hrs - Intervalo
14:15 - 16:30 hrs Prática 4
Simulado
16:30 -17:00 hrs - Discussão

O curso terá duração de dois dias ao custo de R$ 300,00 / aluno. Vagas limitadas a 10 alunos. Mais informações e reservas pelo telefax: (12) 3971.1470


Dr. Tiago J. Fernandez: Médico Responsável pela Remoção de Pacientes na IMED, Mogi das Cruzes (SP) , é instrutor de PHTLS - Prehospital Life Suport – Suporte Avançado a Vida no Trauma - realizado sob a égide do NAEMT – National Association of Emergency Medical Thechnicians e da FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Montanhismus Escola de Escalada
telefax: (12) 3971.1470
e-mail+msn: frechou@montanhismus.com.br
site: http://www.montanhismus.com.br

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Você é contra ou a favor à caça amadora

Em vez disso
Vamos fazer isso


Já há alguns anos um grupo pequeno vem fazendo lobby para legalizar a caça amadora no Brasil indo de contramão às políticas de países onde esta prática já foi um dia legalizada e hoje vem sendo combatidas.

Os fanáticos pela atividade sinergética utilizam falácias sobre o uso deste macabro 'esporte' como ferramenta de manejo e conservação, citando relatórios e mais relatórios de fazendas de caça onde animais são mantidos de forma a aumentarem sua população e então eles 'controlam' esta população matando alguns indivíduos, o que chega a ser um contra senso, para que fazer um trabalho de recuperação de população em um fragmento ou mancha local, se eles não vão ter nenhum papel na demanda genética, pois são populações isoladas e cuja única finalidade então é ter animais para matar... Isso não é conservação, é subjugação, especismo e covardia, um desrespeito aos pesquisadores que tanto trabalham e acima de tudo ESTUDAM em prol da conservação.

Hoje esse lobby atingiu tal tamanho que eles se encorajaram e lançaram no site do IBAMA uma enquete para saber quem é contra ou a favor da legalização deste esporte no país.

O lobby é forte, segundo reza eles têm gente dentro do Governo e uma determinada família segundo dizem é a maior interessada nisso.

Para votar basta ir neste link e clicar em sua opção, quem tiver um tempinho, por favor, dê seu voto, a causa é nobre e precisamos acabar com estes tipos de desmandos no Brasil, nossa Legislação Ambiental é muito boa, vamos tentar fazer ela funcionar.

OBS:Este texto não é meu, não vou colocar os créditos pois não sei de quem é, recebi por email e não consegui chegar a fonte, mas a enquete é verdadeira, basta entra no site do IBAMA pra confirmar.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Aventuras Capixabas - Escaladas no Espírito Santo

Pedra da Jabuticaba (C) e do Coração (D)
Patrícia Duffles


Introdução

Em dezembro de 2005 publiquei na revista Headwall uma matéria do André Ilha sobre escaladas no Espírito Santo. Após ler recentemente na lista da FEMERJ sobre novas conquistas no Estado, especificamente em Águia Branca, local que a matéria detalhava em profundidade, achei que seria interessante publicá-la novamente, para assim, parafraseando o André, "estimular o maior número possível de escaladores "normais" a fazer vias aventurosas, mas acessíveis, em locais distantes como o ES."

Também me dá prazer publicar novamente a matéria, porque na edição 12 da Headwall, devido a questões de espaço, tive que editá-la significativamente, o que considero hoje uma pena, pois perdeu muito comparada ao texto original, sem contar as dezenas de fotos enviadas que não entraram.

Nessa nova edição a matéria aparece na íntegra, com muito mais fotos, e na última página anexei um relato sobre duas novas vias abertas em 2007 em Águia Branca, informações obtidas do site da FEMERJ, com a colaboração adicional da Kika Bradford e Mariana Candeia. Boa leitura, e principalmente, boas escaladas no Espírito Santo!

Filippo Croso

O Espírito Santo, com sua rica coleção de imensas agulhas graníticas, sempre mexeu com a imaginação dos escaladores cariocas. No entanto, isto não se traduziu num número proporcional de viagens até lá para explorá-las; pelo contrário, a despeito das expressões de espanto e respeito que estas montanhas espetaculares invariavelmente provocam nas rodas de conversa, apenas muito lentamente é que elas foram sendo subidas, quase sempre em levas, por grupos restritos de escaladores, que foram se substituindo ao longo dos anos para abrir fronteiras da escalada brasileira ainda hoje pouquíssimo visitadas. Mesmo as repetições foram escassas, e muitas montanhas imponentes aguardam, há décadas, sua segunda ou terceira ascensão...LEIA MAIS CLICANDO AQUI

FONTE:WEBVENTURE

El final de Alpinist?



Alpinist LLC, editorial estadounidense que lleva publicados 25 números la prestigiosa revista Alpinist, junto con el mantenimiento de la web Alpinist.com, acaba de anunciar que la crisis financiera les obliga a suspender todas sus operaciones.

Fonte:
DESNIVEL.COM